analytics
Taxa de inflação abranda para 1,5% em Portugal: Novos preços, novo orçamento?

Taxa de inflação abranda para 1,5% em Portugal: Novos preços, novo orçamento?

Boas notícias: A taxa de inflação em Portugal começa agora a abrandar. Então, com os novos preços, devemos reorganizar o orçamento? 

22 Dec 20233 min

Liked what you just read? Share it!

Para uma melhor organização do orçamento, porque não tentar baixar prestações mensais de créditos e/ou seguros? Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para mais informações. Para perceber que valores de taxas estão em causa e como reorganizar o orçamento, leia em seguida. 

Taxa de inflação em Portugal abranda mais do que o previsto 

Preços abrandam com o recuo da inflação para 1,5% em novembro: Um valor mais baixo que o previsto pelo Instituto Nacional de Estatística que apontaria para 1,6%. 

A taxa, divulgada agora pelo Índice de Preços no Consumidor, fica inferior em 0,6 pontos percentuais face ao menos anterior. 

Em relatório do INE, citado pelo Notícias ao Minuto, é explicado que o principal contributo para a desaceleração “provém do efeito de base associado ao aumento mensal de preços registado nos produtos alimentares no último mês (0,4%) ter sido inferior ao que se verificou em novembro de 2022 (1,7%)”. 

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), em novembro fixou-se em 2,9%, face aos 3,5% de outubro.  

Nos produtos energéticos a diminuição do índice foi de –12,1% para –12,4%; dos produtos alimentares não transformados de 4,0% para 3,5%;  

A variação mensal do IPC refletiu-se assim em –0,3%, comparando com os 0,2% no mês precedente, e a variação dos últimos 12 meses em 5,0%, face aos 5,7% de outubro. 

Já as variações do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português refletiram-se nos seguintes valores: 

  • 2,2% de variação homóloga, face a 1,0% do mês anterior e inferior em 0,2% p.p. ao valor previsto pelo Eurostat para a área Euro; 
  • 3,6% de variação com exclusão de produtos alimentares e não transformados e energéticos, face a 4,8% do mês precedente e inferior à taxa prevista para a área Euro de 4,2%; 
  • -1,0% de variação mensal, comparando aos -0,4% do mês anterior e 0,0% de novembro de 2022; 
  • 5,9% de variação média dos últimos doze meses, perante os 6,6% do mês anterior. 

Com a inflação a abrandar e os preços a baixar, reorganize o orçamento 

Com a inflação a começar, finalmente, a abrandar e os preços a retornar a valores menos inflacionados, está na altura de reorganizar o seu orçamento

Depois de um período financeiro mais conturbado, deve aprender com os erros do passado: Sentiu dificuldades perante este cenário? Então, porque não aplicar agora a folga orçamental num fundo de emergência

É sempre importante reservarmos parte do orçamento para a poupança, pelo que, agora que os preços começam a baixar, procure colocar a reserva num “porquinho mealheiro”. 

Se quer ainda mais aumentar a folga no orçamento, pode também tentar baixar prestações de seguros e créditos que tenha.  

Para isso, dirija-se às entidades e requeira negociar as condições dos seus contratos. E caso não fique satisfeito com a revisão, pode ainda transferir os contratos para novas instituições que lhe ofereçam propostas mais vantajosas. 

No caso de esta última opção ser viável para si, recorra a um intermediário de crédito ou mediador de seguros para o ajudar! A Poupança no Minuto oferece os dois serviços, sem qualquer custo, acompanhando-o ao longo do processo todo. Contacte-nos e fique a saber mais. 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.



Real estate mortgage
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Credit Intermediary registered with Banco de Portugal (Bank of Portugal) as nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda (Insurance Mediation Ltd), registered at ASF as nº 423578365


Poupança no Minuto is a brand owned by Financefy, S.A., a linked credit intermediary registered with the Bank of Portugal under number 0006860. Services authorized to provide: Presentation or proposal of credit agreements to consumers. Assistance to consumers, through the performance of preparatory acts or other pre-contractual management work in relation to credit agreements that have not been presented or proposed by the company. Lenders: Bankinter, S.A. - Branch in Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Branch in Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Branch in Portugal, Real Estate Credit Union, S.A., Credit Financial Establishment (Sole Proprietorship) - Branch in Portugal, Bni - International Business Bank (Europe), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Credit Financial Institution, S.A.