analytics
Taxa de inflação recua em Portugal e na Zona Euro

Taxa de inflação recua em Portugal e na Zona Euro

A taxa de inflação começa a recuar, tanto a nível nacional como da Zona Euro. Conheça os dados e saiba como estabilizar o seu orçamento. 

11 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de poupar? Já pensou que pode poupar com os seus créditos e/ou seguros? Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e perceba de que formas o podemos ajudar. Mas leia, primeiro, em que valores se encontra a inflação em Portugal e na Zona Euro.  

Como estão os preços em Portugal? 

Perante o mês anterior, a taxa de inflação recuou em Portugal e na Zona Euro. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá descido para 1,6% em novembro de 2023, menos 0,5 pontos percentuais (p.p.) que o mês anterior. 

A divulgação é do INE, partilhada pelo Notícias ao Minuto: “O principal contributo para esta desaceleração provém do efeito de base associado ao aumento mensal de preços registado nos produtos alimentares no último mês (0,4%) ter sido inferior ao que se verificou em novembro de 2022 (1,7%)”, pode ler-se. 

Além disso, também o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) recuou para 2,9%, menos 0,4% que no mês anterior.  

Quanto ao índice dos produtos energéticos, regrediu para –12,4%, contrastando com os -12,0% de outubro, e o índice sobre os produtos alimentares não transformados para 3,5%, perante os 4,0% do mês precedente. 

Segundo a notícia, o INE explica ainda: “Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,3% (-0,2% em outubro e 0,3% em novembro de 2022). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 5,0% (5,7% no mês anterior)”. 

Por fim, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português teve uma variação homóloga de 2,3%, representando um recuo de 0,9% face ao mês precedente. 

Inflação também regride na Zona Euro 

Na Zona Euro, também a taxa de inflação homóloga desceu em novembro, para 2,4%, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat. 

Perante o valor registado em outubro de 2,9% e o valor registado há um ano de 10,1%, isto representa um recuo de 0,5% e 7,2% respetivamente. 

Relativamente à inflação subjacente, o Eurostat tem previsto que, retirando os componentes mais voláteis, a taxa se fixe em 3,6% na Zona Euro. Assim sendo, observa-se um recuo mediante o valor de 4,2% de outubro e de 5,0% da taxa homóloga. 

Estabilização dos preços? Estabilize o orçamento 

Face a uma estabilização dos preços, estabilize também o seu orçamento: procura soluções para baixar e fixar a prestação da casa? 

Se tiver um crédito habitação com uma taxa variável, saiba que, neste momento, é mais compensatório contratar uma taxa mista ou fixa. Além de estabilizar o valor de taxa, garantindo maior estabilidade e segurança, o valor pode ser mais baixo. 

As taxas Euribor encontram-se em valores de 4%, contrastando com as novas ofertas dos bancos com taxas mistas a partir de 3% (fixa num primeiro período, retornando à variável - o que pode ser benéfico para quando a Euribor voltar a descer). 

Fale com um intermediário de crédito e saiba o que podemos fazer por si! Na Poupança no Minuto não cobramos pelos nossos serviços, e ajudamo-lo desde o dia 1 até concluir o processo! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.