analytics
Inflação em fevereiro? Boas notícias: Na zona euro recuou para 2,6%

Inflação em fevereiro? Boas notícias: Na zona euro recuou para 2,6%

Boas notícias para o mês de fevereiro: A taxa de inflação na zona euro começa agora a abrandar, tendo descido para 2,6%. Saiba o que está em causa. 

08 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Os preços podem começar a baixar, mas as suas prestações vão manter-se as mesmas... Quer reduzi-las também? Fale com um intermediário de crédito ou mediador de seguros da Poupança no Minuto, podemos ajudá-lo gratuitamente! 

Taxa de inflação em fevereiro abranda na zona euro 

A taxa de inflação homóloga na zona euro recuou, no mês de fevereiro, para os 2,6%. A estimativa é lançada pelo Eurostat e partilhada pelo Notícias ao Minuto

Em nota comparativa, em janeiro a taxa de inflação homóloga estava em 2,8%, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços ao Consumidor (IHPC), e em fevereiro de 2023 foi de 8,5%. 

Além disso, os dados apontam também para uma taxa de inflação subjacente, excluindo as componentes com preços mais voláteis (como energia, alimentos não processados e tabaco), de 3,1% - tendo também desacelerado. 

A notícia explica ainda que “considerando as principais componentes do indicador, o serviço estatístico europeu refere que a da alimentação, álcool e tabaco deverá apresentar a maior taxa de inflação em fevereiro (4,0%), seguida pela dos serviços (3,9%), a dos bens industriais não energéticos (1,6%) e a da energia, com uma taxa negativa de 3,7%”. 

Relativamente aos outros países da zona euro, o país que apresentou em fevereiro a menor taxa de inflação homóloga foi a Letónia, com 0,7%, seguido da Lituânia, com 1,1%, e da Finlândia, com 1,2%. Contrariamente à Croácia, Estónia e Áustria, que apresentaram taxas de inflação acima de 4,4%. 

Sobre a inflação subjacente, o indicador também medido pelo IHPC, em Portugal a taxa também recuou para 2,3% - comparativamente aos 2,5% de janeiro, e 8,6% de fevereiro de 2023. 

Com a inflação a recuar, os preços começam a estabilizar. Mas quer potencializar ainda mais a poupança para o seu orçamento mensal? Se tiver créditos e/ou seguros, a Poupança no Minuto pode ajudá-lo a baixar prestações através dos seus serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros! Fale connosco e fique a perceber como o podemos ajudar. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.