Taxa de inflação recua em dezembro: Saiba qual a média total de 2023

Taxa de inflação recua em dezembro: Saiba qual a média total de 2023

A taxa de inflação recuou, novamente, agora para 1,4%. Com isto, é agora possível concluir a média do ano de 2023. Conheça os dados em causa e como aproveitar este momento para rever o orçamento. 

10 Jan 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Por forma a rever o orçamento, pode contactar um intermediário de crédito/mediador de seguros como a Poupança no Minuto para renegociar os seus contratos de créditos e seguros. Mas conheça primeiro os dados relativos à inflação em dezembro e no ano geral de 2023. 

Taxa de inflação de dezembro situa-se nos 1,4% 

A taxa de inflação volta a recuar no mês de dezembro, agora para 1,4%. Com esta informação, é já possível apurar a variação média dos últimos 12 meses do ano que, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), foi de 4,3%. 

De acordo com os dados divulgados pelo INE e partilhados pelo Notícias ao Minuto, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) tendo sido 1,4%, foi mais baixa que a registada no mês anterior em 0,1 pontos percentuais (p.p.). 

“O principal contributo para esta desaceleração provém do comportamento dos preços dos produtos alimentares, que terão diminuído 0,6% face ao mês anterior”, pode ler-se na notícia. 

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,6%, menos 0,4 p.p. que no mês anterior. 

Em seguida, o índice relativo aos produtos energéticos foi de –10,5% - tendo sido -12,4% no mês anterior -, e o índice referente aos produtos alimentares não transformados situou-se nos 2,0% - 3,5% face ao mesmo mês o ano passado. 

No geral, a variação do IPC foi de 0,5% face ao mês precedente, sendo que foi –0,3% em novembro de 2023, e ainda em dezembro de 2022. 

A variação média do IPC de 2023 foi de 4,3% 

Isto equivale assim a uma variação média no último ano de 4,3% (5,0% em novembro de 2023 e 7,8% em 2022). 

Em termos homólogos, a variação do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português foi agora de 1,8%, face aos 2,2% do mês anterior. 

Note ainda que os dados definitivos relativamente a este mês de dezembro de 2023 serão apenas publicados a 11 de janeiro de 2024. 

Com a perspetiva de uma viragem na inflação para o próximo ano, é importante refletir sobre a reorganização do orçamento.  

Tem créditos? Seguros? Porque não aproveitar este momento para rever condições dos seus produtos? 

Pode tanto renegociar condições junto das entidades, como transferir os contratos para novas instituições, para ter acesso a condições mais favoráveis

Para isso, pode contactar um intermediário de crédito e/ou mediador de seguros como a Poupança no Minuto que, sem qualquer custo, o ajuda a obter as melhores propostas e a escolher a mais adequada a si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação