Porque a medida para fixar prestação da casa não abrangeu todos os créditos elegíveis?

Porque a medida para fixar prestação da casa não abrangeu todos os créditos elegíveis?

A medida do Governo para fixar a prestação mensal da casa não abrangeu todos os contratos que estariam elegíveis para o processo. Saiba porquê e como fixar a prestação de outra forma. 

26 Apr 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Mudar a sua taxa de juro para fixa no crédito habitação? Deixe connosco! O Poupança no Minuto pode ajudá-lo a transferir o seu crédito para melhores condições, sem qualquer custo! Contacte-nos ou perceba primeiro o que está em causa neste artigo. 

Medida para fixar prestação da casa apenas abrangeu 0,8% dos créditos elegíveis 

A medida do Governo que permite fixar a prestação mensal da casa apenas abrangeu 8.000 créditos habitação até fevereiro, o que corresponde a 0,8% dos financiamentos elegíveis. 

Segundo informação do Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal (BdP), houve 25.879 pedidos, mas apenas 8.636 avançaram para fixar a prestação, 0,8% dos contratos que podiam aceder a esta medida. 

O BdP alega que o principal motivo para 17.243 desses créditos não terem avançado o processo, foi por não terem confirmado o pedido (88% dos que não avançaram foi por falta de confirmação do cliente). Ainda que tenham feito o pedido inicial, os clientes não confirmaram posteriormente ter recebido o plano de reembolso do crédito. 

Em seguida, o segundo principal motivo foi pelo facto de 4% dos créditos estarem em Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) - o que excluía a elegibilidade destes créditos. 

Note que a medida foi implementada em contratos com prazo médio de 36 anos e prazo médio remanescente de 29 anos, com uma redução média da prestação nos contratos de crédito habitação em que esta medida foi implementada de 76 euros

Relembre-se de que esta medida tem por base um regime criado pelo Governo, face à subida das taxas de juro, que esteve em vigor até março deste ano. Os clientes com crédito habitação que podiam aderir à medida acediam à fixação da sua prestação mensal por dois anos, a um valor mais baixo que o atual. Isto porque, durante esses dois anos, a prestação fica indexada a 70% da média da Euribor a seis meses do mês anterior ao pedido do cliente. O valor não pago será, depois desse período, devolvido posteriormente com juros. 

Não conseguiu aceder à medida? Pode fixar a prestação mensal na mesma 

Não conseguiu aceder à medida para fixar a sua prestação mensal do crédito habitação? Pode fixar de outra forma! 

Se tem um financiamento da casa com um regime de taxa variável indexado à Euribor e continua a ver a sua prestação oscilar, saiba que ainda é possível mudar para o regime de taxa de juro fixa

Não estando satisfeito com as atuais condições do seu empréstimo, deve dirigir-se ao seu banco para manifestar a sua intenção. Se o banco não aceitar a mudança do regime de taxa de juro, pode sempre pedir novas propostas a outros bancos para avançar com uma transferência. 

Este processo será, significativamente, simplificado se recorrer aos serviços de um intermediário de crédito. O Poupança no Minuto disponibiliza esta ajuda gratuita ao longo de todo o processo, facilitando toda a comunicação com os bancos, burocracias, e aconselhamento da melhor proposta de crédito do mercado para si! 

Simule a sua transferência de crédito habitação aqui e inicie o processo connosco aqui: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação