analytics
Mãos entrelaçadas em secretária sob computador simbolizando limites do período normal de trabalho

O que acontece se não cumprir os limites do período normal de trabalho?

Sabe quais são os limites do período normal de trabalho e o que acontece se exceder esse período ou fizer menos tempo? A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) explica. 

21 Jun 20241 min

Liked what you just read? Share it!

Período normal de trabalho não pode exceder as oito horas diárias, mas pode ser reduzido 

De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho, em resposta às perguntas frequentes publicadas no seu site, explica que o período normal de trabalho não pode exceder as oito horas por dia, ou seja, quarenta horas por semana. 

“Há tolerância de quinze minutos para transações, operações ou outras tarefas começadas e não acabadas na hora estabelecida para o termo do período normal de trabalho diário, tendo tal tolerância carácter excecional”, pode ler-se no site.  

Sendo que o acréscimo de trabalho em causa tem de “ser pago ao perfazer quatro horas ou no termo do ano civil”. 

Porém, note que os limites máximos podem ser reduzidos. Segundo a ACT “os limites máximos do período normal de trabalho podem ser reduzidos por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, não podendo daí resultar diminuição da retribuição dos trabalhadores”. 

Procura poupar? O Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que o ajuda a diminuir o valor que paga de prestações mensais nestes produtos, disponibilizando ainda artigos diários e uma newsletter semanal, para que aprenda a poupar e a gerir as suas finanças! Contacte-nos para análise do seu caso específico e como já a poupar. 

Newsletter

Subscribe to our newsletter and don't miss any content.