analytics
Fixar a prestação da casa: Ainda pode aderir ao apoio do Governo

Fixar a prestação da casa: Ainda pode aderir ao apoio do Governo

O pedido pode ser feito até março deste ano, e dá direito a um valor fixo de prestação mensal no crédito habitação. Saiba como funciona. 

22 Jan 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para fixar a prestação mensal da casa, tem mais opções à medida do Governo. Conheça quais, contactando os intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Mas relembre primeiro como funciona a medida em causa. 

Pode fixar a prestação até março. Vamos relembrar as condições 

A medida foi adotada pelo Governo para apoiar os portugueses na crise da habitação, permitindo os mutuários de crédito habitação fazer o pedido ao seu banco. 

Tem até ao dia 31 de março de 2024 para fazer o pedido, mas mediante algumas condições. Pode aderir à medida se tiver um crédito habitação com a finalidade de habitação própria e permanente. 

A medida consiste em fixar, durante dois anos – segundo o Banco de Portugal (BdP) – o valor mais elevado entre: 

  • “O montante que resultar da aplicação de 70% da taxa Euribor a 6 meses em vigor no mês anterior ao pedido, acrescida do spread contratado;” 
  • Ou “o montante dos juros calculados ao abrigo do contrato de crédito em vigor, ou seja, com base na Euribor e spread contratados.” 

Para aceder a este apoio, o crédito para aquisição ou construção de habitação própria permanente e contratos de crédito para a realização de obras em habitação própria e permanente, tem de: 

  • Ter sido contratado até 15 de março de 2023 (em caso de transferência do crédito, esta deve manter o contrato inicialmente celebrado até 15 de março de 2023 e o pedido feito até 31 de março de 2024 ao banco para o qual o contrato foi transferido); 
  • Ter um regime de taxa de juro variável, ou mista em período variável; 
  • Ter um prazo remanescente superior a cinco anos; 
  • Estar em cumprimento e sem prestações a dever, nem em Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI); 
  • Não estar em situação de insolvência. 

Fixar a prestação sem o apoio, é possível? 

Sim, também pode fixar a prestação do seu crédito habitação fora do apoio do Governo. Caso não cumpra os requisitos ou prefira outra solução, saiba que pode fixar a prestação da casa renegociando as suas atuais condições. 

Face aos atuais valores da Euribor perto dos 4%, existem campanhas promocionais dos bancos com taxas a partir de 2% se fixar a taxa durante um ano e depois voltar à taxa variável (quando será expectável que os valores da Euribor desçam nos vários prazos). 

Então, para ter acesso a estas campanhas, pode dirigir-se ao seu atual banco e questionar se é possível aderir, e, no caso de não ser e de as novas condições que lhe apresentarem não serem suficientes para a poupança que ambiciona – transfira o crédito. Pode fazer uma transferência do seu financiamento para um novo banco que tenha as condições ideais que procura. 

Para isso, é essencial ter do seu lado um intermediário de crédito. Nesse processo, conte com a Poupança no Minuto para lhe apresentar diferentes propostas dos bancos, e o ajudar a escolher a perfeita! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.