Crédito habitação: Taxa de juro média diminui em dezembro

Crédito habitação: Taxa de juro média diminui em dezembro

A taxa de juro média do crédito habitação caiu, pela 3.ª vez consecutiva, em dezembro de 2023. Saiba que valores estão em causa, em seguida. 

23 Feb 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Procura baixar a sua taxa de juro do crédito habitação? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem ajudá-lo a revisitar as suas condições atuais e, se for o caso, a procurar novas propostas em bancos diferentes. Contacte-nos e fique a saber o que podemos fazer por si! 

Taxa de juro média do crédito habitação cai em dezembro de 2023 

A taxa de juro média do crédito habitação voltou a diminuir, pelo 3.º mês consecutivo, em dezembro. Passou agora para o valor de 4,12%, ainda assim um valor mais elevado que em dezembro de 2022 – 3,24%. 

Os dados são do Banco de Portugal e revelam que a taxa de juro média chegou a atingir o seu máximo em setembro de 2023, com 4,27%. Sendo que reduziu gradualmente até aos 4,12% de dezembro

Porém, a taxa continuou superior à média da zona euro, mesmo que a diferença tenha reduzido, de 0,36 pontos percentuais (pp.) em dezembro de 2022 para 0,12 pp. em dezembro de 2023. 

“Por tipo de negociação, as taxas de juro médias dos novos contratos de crédito à habitação atingiram o seu máximo do ano em junho (4,27%), situando-se nos 3,98% em dezembro”, pode ler-se em notícia divulgada pelo Notícias ao Minuto sobre os dados. 

Sobre as taxas de juro médias dos contratos renegociados, atingiram 4,40% em dezembro, com a quantidade de processos a crescer. 

O valor máximo do ano das taxas médias de novas operações foi atingido em outubro de 2023, com 9,18%, tendo-se fixado em 9,07% em dezembro, comparando com os 7,97% de dezembro de 2022. 

“Ao longo do ano, esta taxa aproximou-se da média da área do euro, embora permanecesse superior em dezembro de 2023 (+1,37 pp.)”, segundo o BdP, citado pela notícia. 

Os dados revelam ainda que a taxa de juro média dos financiamentos para outros fins atingiu o seu máximo em agosto de 2023 com 5,50%, e fixou-se em 5,19% em dezembro, valor superior face aos 4,51% de dezembro de 2022. 

Quer baixar a taxa de juro do seu crédito habitação?

Tem um crédito habitação com um regime de taxa de juro variável e quer diminuir o valor que paga de prestação? Pedindo ao seu banco para rever as condições atuais do seu contrato, ou transferindo o contrato para outro banco, pode conseguir aceder a opções de taxa diferentes: taxa fixa, e taxa mista, em que fixa a taxa por um período.  

Para compreender a poupança que pode atingir, é possível aceder a campanhas de taxa mista atualmente a partir de 2,50%, o que se compara com os valores das taxas Euribor (indexante da taxa variável) perto de 4%. 

Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e aceda a um serviço gratuito de mediação com os bancos, que o acompanha ao longo de todo o processo de procura de novas condições para o seu financiamento! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação