analytics
Crédito habitação: Renegociação e taxa mista foram preferência em janeiro

Crédito habitação: Renegociação e taxa mista foram preferência em janeiro

Janeiro ficou marcado por processos de renegociação e pela contratação de taxa mista no crédito habitação. Conheça os dados do Banco de Portugal (BdP). 

15 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para aceder a alguma destas opções, fale já com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto! Ou leia, primeiramente, os números divulgados pelo BdP. 

Renegociação e taxa mista como processos mais comuns em janeiro no crédito habitação

Em janeiro, a preferência das famílias para que pudessem poupar com os seus créditos habitação marcou-se pela renegociação dos financiamentos. E foi a taxa mista o regime de taxa de juro que liderou. 

Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) e partilhados pelo Notícias ao Minuto, as famílias estão cada vez mais a renegociar os seus créditos, tendo o valor das renegociações aumentado 95 milhões de euros em janeiro. 

“As renegociações de crédito aumentaram 95 milhões de euros em relação a dezembro de 2023, totalizando 768 milhões de euros em janeiro de 2024”, pode ler-se no Notícias ao Minuto. Considerando ainda que, apenas em renegociações de crédito habitação, o valor foi de 716 milhões de euros. 

A taxa mista foi o principal regime contratado nas contratações de crédito habitação em janeiro, representando 70,8%. Já a taxa variável representou 24,7%, e a taxa fixa 4,5%. 

Os dados indicam ainda que a prestação média mensal aumentou para 426 euros em janeiro, apenas um acrescento de um euro face ao mês anterior. 

A par com a informação descrita, pode ainda verificar-se que a Euribor em janeiro representou a maior fatia do “stock” de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. 

Repare ainda que em janeiro a Euribor a seis meses representou 36,5% do total de contratos, a Euribor a 12 meses 35,7%, e a Euribor a três meses 24,4%. 

Se pondera a renegociação de condições do seu crédito, ou alteração do regime de taxa de juro para misto, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem mediar todo o processo! Sem custos, aceda aos nossos serviços aqui. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.