analytics
Crédito habitação: Mais de metade dos novos contratos foram com taxa mista

Crédito habitação: Mais de metade dos novos contratos foram com taxa mista

A taxa mista tem sido um regime de juro a que os portugueses têm aderido muito ao contratar um crédito habitação, como confirma agora o Banco de Portugal. Perceba porquê, neste artigo. 

14 Nov 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Está à procura de contratar um crédito habitação? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto estão aqui para o ajudar. Saiba qual o impacto da taxa mista, em seguida, para tomar decisões mais informadas. 

Mais de metade de novos créditos habitação com taxa mista em setembro  

Segundo divulgou o Banco de Portugal, informações partilhadas pelo Notícias ao Minuto, em setembro foram mais de metade os novos créditos habitação contratados com taxa mista. Neste caso, totalizando 55% de novos empréstimos habitação com este regime de taxa. 

Note que uma taxa de juro mista permite que tenha acesso a uma taxa fixa num período inicial, como dois anos, por exemplo, e, depois desse prazo, volte à taxa variável. 

Taxa de juro média de novos contratos aumentou em setembro 

A par com o aumento de contratos de empréstimos habitação com taxa mista, também a taxa de juro média dos novos contratos aumentou no mês de setembro. 

De acordo com o Banco de Portugal, a taxa de juro média subiu de 4,23% em agosto para 4,26% em setembro. 

Além disso, também os novos contratos de crédito a particulares aumentaram mais 165 milhões que em agosto, equivalendo a 2.504 milhões. Sendo que nos créditos habitação houve um acréscimo de 141 milhões de euros, e em créditos para outros fins um aumento de 39 milhões de euros. Apenas nos créditos para consumo se observou um decréscimo, de 15 milhões de euros. 

Relativamente à prestação mensal média do stock de créditos com finalidade de habitação própria e permanente aumentou para 413 euros em setembro, mais seis euros do que em agosto. Comparando este valor com setembro de 2022, pode verificar-se um aumento de 109 euros na prestação média mensal. 

Qual o impacto de contratar uma taxa mista? 

Como mencionado, a taxa mista implica contratar os dois regimes de taxa juntos, mas divididos num período de tempo. Primeiramente, a taxa mista começa com um valor de taxa fixa durante um certo período, dependendo da campanha, retornando depois à taxa variável. 

Atualmente, as taxas Euribor, indexante associado à taxa variável, estão por volta dos 4%, dependendo do prazo contratado. Contrapondo, existem campanhas de taxa mista em que é possível fixar a taxa num período inicial a partir de 3,00%, valor bastante mais reduzido que as taxas Euribor neste momento. 

Então, é por isso que este é o regime de taxa de juro a que os portugueses mais têm aderido. Isto porque conseguem aceder a um valor de taxa mais baixo agora, voltando depois à taxa variável na altura em que se prevê que as taxas de juro e taxas Euribor voltem a baixar. 

Está à procura de contratar um crédito habitação? Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para ter acesso, de forma gratuita, a simulações do seu caso específico e ajuda na escolha da melhor proposta de crédito para si.  

Caso tenha já um crédito habitação com taxa variável e queira alterar o regime de taxa de juro, os agentes da Poupança no Minuto podem ajudá-lo com uma transferência do crédito para outro banco com condições diferentes. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.