Crédito habitação com taxa mista: Afinal, como funciona?

Crédito habitação com taxa mista: Afinal, como funciona?

A taxa de juro mista junta dois regimes: a taxa fixa com a taxa variável. O que se tem demonstrado ser a opção mais vantajosa para muitos clientes. Saiba como funciona. 

26 Feb 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer mudar já para o regime de taxa de juro mista no seu crédito? Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e aceda a um serviço gratuito! 

Taxa de juro mista tem sido o regime mais contratado no crédito habitação 

O regime de taxa de juro mista no crédito habitação tem sido cada vez mais aderido pelos clientes, no momento da compra de casa, tal como o regime mais promovido pelos bancos para atrair novos clientes.  

Isto porque é o regime ideal para quem procura uma taxa mais baixa atualmente, podendo depois voltar à taxa variável no momento em que seja expectável que os valores da Euribor baixem. 

Afinal, o que é a taxa de juro mista no crédito habitação? 

Mas, afinal, como funciona? Segundo o Banco de Portugal (BdP), citado pelo Notícias ao Minuto, “nos empréstimos contraídos a taxa de juro mista, as partes acordam que o contrato de crédito tem um período em que a taxa é fixa, seguido de um período em que a taxa é variável”. 

Por exemplo, “um empréstimo à habitação a 30 anos pode ter uma taxa fixa durante os primeiros 5 anos e uma taxa variável, indexada à Euribor, nos restantes 25 anos". 

Então, durante o período em que está a vigorar a taxa variável “as instituições de crédito não podem rever o valor do indexante com uma periodicidade diferente do prazo desse mesmo indexante.” Ou seja, “nos contratos em que o indexante seja a Euribor a 3 meses, o valor dessa taxa só pode ser revisto de 3 em 3 meses", exemplifica ainda o BdP citado na notícia. 

Com este regime a tornar-se uma opção mais escolhida pelos portugueses, os bancos têm apostado na promoção de novas taxas neste regime. Contrariamente às taxas Euribor que se encontram em valores perto de 4%, há bancos a oferecer taxas mistas a partir de 2,50% fixando a taxa por períodos curtos (1, 2, 3 anos). 

“Isto, numa altura em que a opção por taxas totalmente fixas continua residual nos contratos ao crédito à habitação”, pode ler-se na notícia. 

Repare, nos bancos mais recentes do BdP pode observar-se um aumento significativo de novas operações de crédito habitação com taxa mista, tendo passado de 16% do montante de novas operações em dezembro de 2022 para 71% em dezembro de 2023

Quer contratar um novo crédito habitação com este regime de taxa de juro mista? Ou renegociar as condições do seu atual crédito/transferi-lo para um novo banco, para poder aceder a este regime? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto tratam de tudo por si... o serviço é gratuito e organizam toda a burocracia, encontrando a proposta mais adequada a si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação