analytics
Crédito habitação com taxa mista: Afinal, como funciona?

Crédito habitação com taxa mista: Afinal, como funciona?

A taxa de juro mista junta dois regimes: a taxa fixa com a taxa variável. O que se tem demonstrado ser a opção mais vantajosa para muitos clientes. Saiba como funciona. 

26 Feb 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer mudar já para o regime de taxa de juro mista no seu crédito? Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e aceda a um serviço gratuito! 

Taxa de juro mista tem sido o regime mais contratado no crédito habitação 

O regime de taxa de juro mista no crédito habitação tem sido cada vez mais aderido pelos clientes, no momento da compra de casa, tal como o regime mais promovido pelos bancos para atrair novos clientes.  

Isto porque é o regime ideal para quem procura uma taxa mais baixa atualmente, podendo depois voltar à taxa variável no momento em que seja expectável que os valores da Euribor baixem. 

Afinal, o que é a taxa de juro mista no crédito habitação? 

Mas, afinal, como funciona? Segundo o Banco de Portugal (BdP), citado pelo Notícias ao Minuto, “nos empréstimos contraídos a taxa de juro mista, as partes acordam que o contrato de crédito tem um período em que a taxa é fixa, seguido de um período em que a taxa é variável”. 

Por exemplo, “um empréstimo à habitação a 30 anos pode ter uma taxa fixa durante os primeiros 5 anos e uma taxa variável, indexada à Euribor, nos restantes 25 anos". 

Então, durante o período em que está a vigorar a taxa variável “as instituições de crédito não podem rever o valor do indexante com uma periodicidade diferente do prazo desse mesmo indexante.” Ou seja, “nos contratos em que o indexante seja a Euribor a 3 meses, o valor dessa taxa só pode ser revisto de 3 em 3 meses", exemplifica ainda o BdP citado na notícia. 

Com este regime a tornar-se uma opção mais escolhida pelos portugueses, os bancos têm apostado na promoção de novas taxas neste regime. Contrariamente às taxas Euribor que se encontram em valores perto de 4%, há bancos a oferecer taxas mistas a partir de 2,50% fixando a taxa por períodos curtos (1, 2, 3 anos). 

“Isto, numa altura em que a opção por taxas totalmente fixas continua residual nos contratos ao crédito à habitação”, pode ler-se na notícia. 

Repare, nos bancos mais recentes do BdP pode observar-se um aumento significativo de novas operações de crédito habitação com taxa mista, tendo passado de 16% do montante de novas operações em dezembro de 2022 para 71% em dezembro de 2023

Quer contratar um novo crédito habitação com este regime de taxa de juro mista? Ou renegociar as condições do seu atual crédito/transferi-lo para um novo banco, para poder aceder a este regime? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto tratam de tudo por si... o serviço é gratuito e organizam toda a burocracia, encontrando a proposta mais adequada a si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.