Comprar casa com crédito habitação: Que documentos o banco me vai pedir?

Comprar casa com crédito habitação: Que documentos o banco me vai pedir?

De forma a analisar o nível de risco para um crédito habitação, o banco exige certos documentos aos propostos titulares. Vejamos qual a documentação necessária para entregar ao banco para o crédito habitação, e como escolher o banco adequado.

10 Aug 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Crédito habitação: Quais os documentos a entregar ao banco? 

Identificação dos titulares 

Primeiramente, é necessário a identificação dos titulares que se vão propor a contratar o crédito.  

A identificação pode advir de documentos como o Cartão do Cidadão, Bilhete de identidade, e/ou Passaporte. 

Número de Identificação Fiscal (contribuinte/NIF) 

Depois, será preciso apresentar o seu Número de Identificação Fiscal (NIF), também denominado de número de contribuinte. 

Caso não apresente este número, deverá entregar um documento que comprove o mesmo.  

Última declaração de IRS 

Também é necessário entregar ao banco a última declaração de IRS dos titulares que se propõem ao crédito, bem como a nota de liquidação do imposto. 

Pode obter ambos os documentos na sua conta do Portal das Finanças da Autoridade Tributária. 

Três últimos recibos de vencimento 

Relativamente aos proponentes, o banco ainda necessita dos três recibos de vencimento. 

O objetivo é a instituição bancária comprovar o valor auferido de rendimentos líquidos mensais dos futuros titulares ao crédito

Três últimos extratos bancários mensais 

Tal como os recibos de vencimento, o banco pede ainda os três últimos extratos bancários mensais das contas à ordem.  

Isto para que comprove a solvabilidade do cliente, através das suas despesas regulares debitadas em conta. Para isso, o banco analisa gastos com alimentação, eletricidade, comunicações, seguros, e ainda movimentos que possam parecer suspeitos (por exemplo, se houver dinheiro levantado em multibancos de casino, pode indicar aderência ao jogo, representando um risco). 

Mapa de responsabilidades de crédito  

Este é um documento que demonstra informação sobre os créditos atuais e dos últimos anos de um cliente.  

O objetivo é que a entidade bancária consiga avaliar se o consumidor já teve ocorrências financeiras: dívidas ou incumprimento de prestações de crédito. 

Declaração da entidade patronal sobre vínculo do contrato 

Por fim, é necessário entregar uma declaração da entidade patronal na qual os propostos titulares ao crédito trabalham, com a natureza do vínculo dos contratos. 

Ou seja, a entidade bancária precisa de saber se os contratos são a prazo, ou sem termo. É um fator de análise de risco também, pois se o contrato for sem termo, isto é, efetivo, o banco considera existir menor risco. 

Além disso, deve atentar que, se houver fiadores, os mesmos devem entregar exatamente os mesmos documentos ao banco. 

Se vai agora passar pelo processo de comprar casa através de crédito habitação, saiba que pode ter ajuda de forma gratuita. Com um intermediário de crédito como os do Poupança no Minuto, é mais fácil reunir toda a burocracia, para que não falhe nenhum documento. 

Como escolher o banco onde fazer o crédito habitação? 

O segredo para saber qual o banco escolher, onde vai contratar o seu crédito habitação, é pedir propostas a vários. 

analisando as diferentes condições que lhe apresentam no mercado, é que vai saber qual a proposta mais vantajosa para si. 

Por isso, na hora de avaliar qual a entidade bancária, recorra à Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) – um documento entregue por cada banco discriminando todas as condições do crédito. Com esta ficha, consegue comparar quais as condições que mais o favorecem: tenha em conta a poupança, mas também as suas preferências. 

Por exemplo, provavelmente é possível poupar com um seguro de vida mais barato, mas analise quais as coberturas do seguro mais adequadas ao seu agregado familiar. 

Outro fator a que deve atentar é que, por norma, os bancos sugerem que subscreva os seguros exigidos (de vida e multirriscos) com a seguradora associada. Mas saiba que, por lei, não é obrigatório, sendo que pode contratar os seguros numa entidade fora. Ou seja, esta é sempre uma questão que pode negociar com os bancos na hora das propostas. 

Para escolher a instituição bancária e o crédito habitação adequados, pode sempre recorrer ao auxílio de mediadores. Os intermediários de crédito Poupança no Minuto estão consigo do início ao fim do processo, tratando de toda a burocracia e estando disponíveis para o ajudar em todas as dúvidas.   

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação