Compra de casa: Portugueses procuram mais barato e com maior financiamento

Compra de casa: Portugueses procuram mais barato e com maior financiamento

Dados revelam que no final de 2023 os portugueses procuraram casas mais baratas para comprar, e recorrendo a maior financiamento por parte dos bancos. Conheça melhor os dados em causa. 

02 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

À procura de uma casa para comprar com crédito habitação? Disponibilizamos os dois serviços para si! Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto para a procura e aquisição do seu imóvel ideal, e aos intermediários de crédito da Poupança no Minuto para a proposta de crédito adequada a si. Mas conheça antes os dados em questão, em seguida. 

Portugueses procuram casas mais baratas para compra e com maior financiamento 

Estudo do Idealista, citado pelo Notícias ao Minuto, revela que os portugueses procuraram comprar casas mais baratas e com maior financiamento dos bancos no 4.º trimestre de 2023. 

"As famílias residentes em Portugal continuaram a comprar casas mais baratas e a contratar crédito habitação de menor valor no final de 2023, de forma a adaptar-se ao atual contexto marcado pelos elevados preços da habitação, juros e custo de vida", lê-se na notícia partilhada sobre as conclusões do estudo.  

Relativamente aos financiamentos, dos créditos habitação para comprar casa, os com “taxa mista são os mais contratados por portugueses e não residentes”, sendo que “35,5% dos contratos” foram destinados “à compra da primeira habitação”, refere a notícia. 

O estudo indica ainda que “o custo médio da primeira casa é de 223.953 euros, um valor que é 14,1% inferior face há um ano”. 

"Isto mostra que os portugueses continuam a comprar casas mais baratas e compatíveis com os seus rendimentos familiares - uma tendência já verificada ao longo do ano. E ainda que resolvem avançar com a aquisição de casas mais acessíveis do que os não residentes", divulga a notícia.  

Outros dados do estudo referentes à compra de casa em Portugal concluem que o “rendimento médio dos portugueses que compraram a sua primeira habitação (3.835 euros) é duas vezes inferior ao dos estrangeiros e emigrantes”, pelo que “um em cada cinco empréstimos habitação foram contratados por não residentes”. 

Se procura uma casa para comprar em 2024, com acesso a crédito habitação, peça ajuda! Contacte os consultores imobiliários da agência Casa no Minuto para encontrar o seu imóvel, negociar o valor de aquisição e mediar toda a burocracia, e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto que lhe apresentam várias propostas de financiamento e, de forma gratuita, o acompanham e ajudam a decidir qual o melhor crédito habitação para si. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação