analytics
Compra de casa: Portugueses procuram mais barato e com maior financiamento

Compra de casa: Portugueses procuram mais barato e com maior financiamento

Dados revelam que no final de 2023 os portugueses procuraram casas mais baratas para comprar, e recorrendo a maior financiamento por parte dos bancos. Conheça melhor os dados em causa. 

02 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

À procura de uma casa para comprar com crédito habitação? Disponibilizamos os dois serviços para si! Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto para a procura e aquisição do seu imóvel ideal, e aos intermediários de crédito da Poupança no Minuto para a proposta de crédito adequada a si. Mas conheça antes os dados em questão, em seguida. 

Portugueses procuram casas mais baratas para compra e com maior financiamento 

Estudo do Idealista, citado pelo Notícias ao Minuto, revela que os portugueses procuraram comprar casas mais baratas e com maior financiamento dos bancos no 4.º trimestre de 2023. 

"As famílias residentes em Portugal continuaram a comprar casas mais baratas e a contratar crédito habitação de menor valor no final de 2023, de forma a adaptar-se ao atual contexto marcado pelos elevados preços da habitação, juros e custo de vida", lê-se na notícia partilhada sobre as conclusões do estudo.  

Relativamente aos financiamentos, dos créditos habitação para comprar casa, os com “taxa mista são os mais contratados por portugueses e não residentes”, sendo que “35,5% dos contratos” foram destinados “à compra da primeira habitação”, refere a notícia. 

O estudo indica ainda que “o custo médio da primeira casa é de 223.953 euros, um valor que é 14,1% inferior face há um ano”. 

"Isto mostra que os portugueses continuam a comprar casas mais baratas e compatíveis com os seus rendimentos familiares - uma tendência já verificada ao longo do ano. E ainda que resolvem avançar com a aquisição de casas mais acessíveis do que os não residentes", divulga a notícia.  

Outros dados do estudo referentes à compra de casa em Portugal concluem que o “rendimento médio dos portugueses que compraram a sua primeira habitação (3.835 euros) é duas vezes inferior ao dos estrangeiros e emigrantes”, pelo que “um em cada cinco empréstimos habitação foram contratados por não residentes”. 

Se procura uma casa para comprar em 2024, com acesso a crédito habitação, peça ajuda! Contacte os consultores imobiliários da agência Casa no Minuto para encontrar o seu imóvel, negociar o valor de aquisição e mediar toda a burocracia, e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto que lhe apresentam várias propostas de financiamento e, de forma gratuita, o acompanham e ajudam a decidir qual o melhor crédito habitação para si. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.