analytics
Com que idade se pode contratar crédito?

Com que idade se pode contratar crédito?

Sabe qual a idade mínima para contratar um crédito? E a idade máxima? Perceba já em seguida. 

18 Jun 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Procura contratar um crédito? Dirija-se diretamente a um intermediário de crédito como o Poupança no Minuto que lhe apresenta as propostas dos bancos, mediante o seu caso específico, sem qualquer custo ou compromisso!

Idade legal mínima para contratar crédito 

A idade legal mínima para que possa contratar um crédito são 18 anos, mas depende de diversos requisitos. Não basta ter a idade mínima para poder avançar, sendo que cada caso é analisado individualmente pelos bancos, por forma a perceber se a sua taxa de esforço suportará a prestação mensal do crédito. 

Isto no caso de qualquer crédito, desde o crédito pessoal ao crédito habitação. Porém, quanto à idade máxima, esta difere consoante o tipo de financiamento a contratar. 

Idade máxima que os bancos permitem contratar crédito 

Quanto à idade máxima para contratar crédito, relativamente ao crédito habitação, a norma dos bancos é que, ao contratar o crédito, o prazo de reembolso não termine acima dos 75 anos do mutuário.  

No crédito pessoal, a idade máxima admitida é também inferior a 75 anos, sendo que, em alguns bancos, não pode superar sequer os 70 anos de idade ao terminar o contrato. 

Mas note que, atualmente, também existem prazos máximos no caso do crédito habitação, consoante a idade: 

  • Mutuários com idade igual ou inferior a 30 anos podem contratar o crédito com um prazo de reembolso até 40 anos; 
  • Mutuários com idade entre os 30 e 35 anos, podem contratar o crédito com um prazo de reembolso até 37 anos; 
  • E mutuários com idade superior a 35 anos, podem contratar o crédito com uma maturidade até 35 anos. 

Se tiver mais de 50 anos, pode contratar um crédito sénior 

No caso do crédito sénior, é possível ultrapassar os limites de idade referidos acima. Este tipo de financiamento permite contratar créditos a mutuários com mais de 50 anos, com condições mais flexíveis quanto à idade do titular. 

Para clientes com mais de 50 anos, dependendo dos bancos, rendimentos e origem por parte dos intervenientes, o prazo máximo do financiamento pode ir até aos 80 anos do proponente mais velho.

A diferença é que são exigidas garantias: por norma, precisa de um fiador mais jovem que garanta o reembolso do crédito em situações de incumprimento. 

Se o valor do financiamento for elevado, o banco requere ainda um seguro de vida para se proteger do risco de falecimento do mutuário antes de liquidar a dívida. 

Se for um crédito habitação sénior, deve também ter em conta que os bancos podem financiar, apenas, até 50% do valor de avaliação do imóvel. 

Para perceber as suas opções de crédito e respetivas condições, contacte um intermediário de crédito sem custos, como o Poupança no Minuto, e descubra facilmente quais as propostas dos diferentes bancos para si, para que possa escolher a mais vantajosa! Contacte-nos aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.