BCE mantém taxas de juro inalteradas na 1.ª reunião do ano

BCE mantém taxas de juro inalteradas na 1.ª reunião do ano

O Banco Central Europeu (BCE) volta a manter as taxas de juro nos mesmos valores, continuando a pausa do ciclo de subidas, na 1.ª reunião do ano. Perceba melhor em seguida. 

05 Feb 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Taxas de juro ainda não baixaram, mas a sua prestação mensal pode baixar... contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e saiba como. Mas leia, antes, o estado atual das taxas de juro. 

É a terceira vez consecutiva que o BCE decide manter taxas inalteradas  

Pela terceira vez consecutiva, o Banco Central Europeu (BCE) tomou a decisão de manter as taxas de juro diretoras, na quinta-feira, como apontaram os analistas. 

Segundo comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto, “o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as três taxas de juro diretoras do BCE inalteradas. A informação que tem vindo a ser disponibilizada confirmou amplamente a anterior avaliação das perspetivas de inflação a médio prazo”. 

Após subir 10 vezes desde 2022 até ao nível histórico mais elevado, o BCE pausa o ciclo de aperto monetário. 

“Excetuando um efeito de base em sentido ascendente na inflação global relacionado com os produtos energéticos, a tendência descendente da inflação subjacente prosseguiu e os anteriores aumentos das taxas de juro continuam a ser transmitidos de forma vigorosa às condições de financiamento. As condições de financiamento restritivas estão a refrear a procura, o que está a ajudar a reduzir a inflação”, pode ler-se na notícia o comunicado.  

Então, as taxas de juro permanecem agora: a aplicável às operações principais de refinanciamento em 4,50%, a aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez em 4,75% e a aplicável à facilidade permanente de depósito em 4,00%. 

"O Conselho do BCE está determinado a assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de médio prazo de 2%. Com base na sua atual avaliação, o Conselho do BCE considera que as taxas de juro diretoras do BCE estão em níveis que, se forem mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial para esse fim. As futuras decisões do Conselho do BCE assegurarão que as taxas diretoras serão fixadas em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário", explica o BCE, citado em notícia do site de informação.  

Então, quando se prevê uma baixa nas taxas? Os banqueiros centrais, membros do BCE, em declarações no fórum de Davos explicam que as probabilidades de acontecer antes do verão são poucas. 

Por isso, e de acordo com a presidente do BCE, Christine Lagarde, a probabilidade será o corte nas taxas acontecer durante o verão, ainda que reforçando a necessidade de dados futuros sobre a evolução dos preços. 

Taxas de juro ainda não baixaram, mas a sua prestação mensal pode baixar 

Enquanto as taxas de juro não baixam, no caso de ter um crédito habitação com taxa variável indexado às taxas Euribor, saiba que pode optar por medidas que baixem na mesma a sua prestação mensal. 

Renegociando as suas condições atuais junto do seu banco, como o seu spread ou outros produtos que tenha contratados, pode ajudar a reduzir a prestação.  

Ou então opte por transferências: se tem o seu seguro de vida contratado na seguradora associada ao seu banco, saiba que, por lei, é possível transferir o contrato para outra seguradora. Neste caso, pode poupar significativamente, ainda que o banco possivelmente penalize o seu spread

Depois, pode também transferir o seu crédito habitação para um banco diferente do seu! Deve saber que existem bancos a promover campanhas com taxas mistas (em que fixa a taxa durante um período inicial), a partir de 2,50% fixando por um ano. Isto irá proporcionar-lhe poupança na prestação mensal. 

Para todas estas opções, um caminho é claro: Com um intermediário de crédito e mediador de seguros, a comunicação com os bancos e seguradoras torna-se mais fácil! São serviços gratuitos, que tem disponíveis na Poupança no Minuto, e tratam de toda a burocracia, encontrando as melhores opções para si. Contacte-nos e descubra melhor como o podemos ajudar a baixar a sua prestação mensal. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação