Arrenda uma casa que será vendida? Exerça o seu direito de preferência

Arrenda uma casa que será vendida? Exerça o seu direito de preferência

Tem uma casa arrendada e o seu senhorio avisou-o de que quer vender o imóvel? Atenção que pode exercer o seu direito de preferência na compra da casa. Perceba melhor o que significa, e como avançar com a compra de um imóvel, em seguida. 

05 Dec 20232 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Compra de casa? Crédito habitação? É connosco! Contacte-nos através da agência imobiliária Casa no Minuto e dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Ou perceba ainda como funciona o direito de preferência. 

Se senhorio vender casa arrendada, inquilino tem preferência na compra 

O alerta é dado pela Deco Proteste, a qual o Notícias ao Minuto cita, explicando que, caso um inquilino tenha uma casa arrendada há mais de dois anos, e o senhorio queira vender a mesma, o arrendatário tem preferência na compra. 

Então, caso esta seja a sua situação e o seu senhorio o tenha informado da intenção de vender a casa onde está a morar, saiba que, enquanto arrendatário pode exercer o seu direito de preferência

Para isso, deve informar o senhorio de que quer comprar o imóvel onde está a morar. A Deco reforça a importância de fazer “por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito”, uma vez que “serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito”. 

Nesta comunicação, é ainda essencial que identifique “quem envia, o destinatário e a data”, bem como esclarecer “claramente os factos”. 

Por fim, para que jogue a seu favor, deve também guardar “cópias do envio”, por forma a salvaguardar o seu direito.  

Veja o exemplo de comunicação que a Deco recomenda, aqui

Comprar a casa não precisa de ser um desafio 

Vai comprar o imóvel que tem arrendado? O processo pode ser mais sensível, uma vez que terá de evocar o seu direito de preferência perante o senhorio. Para que tenha ajuda neste procedimento, e consiga garantir mais facilmente que fica com a casa, peça ajuda! 

No processo de compra de casa, pode recorrer a vários apoios que o auxiliam: como uma agência imobiliária e intermediários de crédito. Aqui, disponibilizamos os dois: a Casa no Minuto e a Poupança no Minuto, com os respetivos serviços. 

A importância de recorrer a consultores imobiliários prende-se por ter um acompanhamento próximo e personalizado em todas as fases da aquisição do imóvel, e a dos intermediários de crédito por ter acesso a um auxílio gratuito, que o ajuda a encontrar a melhor proposta de financiamento para si. 

Contacte-nos e perceba como o podemos ajudar a encontrar a sua nova casa de sonho, e financiamento correspondente, até ao momento de ter a chave nas mãos! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação