analytics
Apoios habitação jovem: Procura de casa aumenta, mas preços também

Apoios habitação jovem: Procura de casa aumenta, mas preços também

A melhora que se tem vindo a sentir no mercado da habitação, com as novas medidas de apoio aos jovens e as taxas de juro a descer, trazem pontos positivos como o aumento das vendas, mas, em linha contrária: o aumento de preços das casas também. Perceba melhor, em seguida. 

23 Sep 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Novas medidas e descida das taxas de juro contribuem para aumento da procura de casa, bem como dos preços 

As novas medidas do Governo para a habitação jovem, bem como a descida das taxas de juro têm levado ao aumento da procura de casa, mas também ao aumento dos preços dos imóveis. 

Segundo dados do Sistema de Informação Residencial (SIR) da Confidencial Imobiliário, partilhados pelo Notícias ao Minuto, a conjuntura mais favorável em causa no mercado da habitação levou a um aumento das vendas em 3,3% (34.500 só em Portugal Continental). Ao mesmo tempo, em agosto, os preços também subiram em 7,7% face ao período homólogo e 0,9% comparando com o mês anterior. 

Relativamente a valores, entre junho e agosto deste ano, as casas em Portugal Continental foram vendidas a um preço médio de 2.456 euros por metro quadrado. Sendo que a zona mais cara do país foi a Área Metropolitana de Lisboa, com um custo médio de habitação, por metro quadrado, de 2.937 euros. Em seguida, está o Algarve com um preço médio de 2.882 euros por metro quadrado e a Área Metropolitana do Porto, com um preço médio de 2.372 euros por metro quadrado. 

Pelo que se lê na notícia, o diretor da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, aponta para os primeiros meses do ano com uma “relativa instabilidade”, uma vez que, “apesar de não subirem, as taxas de juro tiveram um comportamento mais conservador do que o previsto e demoraram a descer”. “Por outro lado, ao nível doméstico, houve um aumento da incerteza não só fruto do quadro de eleições vivido como, mais tarde, sobre como e quando chegariam ao mercado as novas medidas políticas para o setor”. 

Pelo que, pode ainda ler-se que o responsável assume, esse “contexto acabou por condicionar as decisões da procura, levando ao adiamento de investimentos e travando a recuperação da procura”. 

É agora que quer também apostar na compra da sua casa? Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto tratam de encontrar a sua proposta ideal de crédito habitação, sem qualquer custo pelo processo! Simule já o seu crédito aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.