analytics
Mãos entrelaçadas em secretária sob computador simbolizando limites do período normal de trabalho

O que acontece se não cumprir os limites do período normal de trabalho?

Sabe quais são os limites do período normal de trabalho e o que acontece se exceder esse período ou fizer menos tempo? A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) explica. 

21 Jun 20241 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Período normal de trabalho não pode exceder as oito horas diárias, mas pode ser reduzido 

De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho, em resposta às perguntas frequentes publicadas no seu site, explica que o período normal de trabalho não pode exceder as oito horas por dia, ou seja, quarenta horas por semana. 

“Há tolerância de quinze minutos para transações, operações ou outras tarefas começadas e não acabadas na hora estabelecida para o termo do período normal de trabalho diário, tendo tal tolerância carácter excecional”, pode ler-se no site.  

Sendo que o acréscimo de trabalho em causa tem de “ser pago ao perfazer quatro horas ou no termo do ano civil”. 

Porém, note que os limites máximos podem ser reduzidos. Segundo a ACT “os limites máximos do período normal de trabalho podem ser reduzidos por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, não podendo daí resultar diminuição da retribuição dos trabalhadores”. 

Procura poupar? O Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que o ajuda a diminuir o valor que paga de prestações mensais nestes produtos, disponibilizando ainda artigos diários e uma newsletter semanal, para que aprenda a poupar e a gerir as suas finanças! Contacte-nos para análise do seu caso específico e como já a poupar. 

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.