O que acontece se o reembolso de IRS for inferior a 10 euros?

O que acontece se o reembolso de IRS for inferior a 10 euros?

A Autoridade Tributária esclarece que, caso o seu IRS tenha um reembolso inferior a 10 euros, não o irá receber. Perceba melhor em seguida. 

17 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Patamar de 10 euros é o mínimo para que haja direito a reembolso de IRS 

Caso receba um reembolso de IRS inferior a 10 euros, não estranhe se não receber valor nenhum. 

É que o Portal das Finanças explica que, se for o caso, não há direito a reembolso, uma vez que o limite mínimo para ter direito é esse mesmo patamar. 

Não há lugar a reembolso quando em virtude de liquidação, ainda que adicional, reforma ou liquidação, a importância a restituir seja inferior a 10 euros”, é o que se pode ler no Portal das Finanças

Isto porque, os contribuintes apenas têm direito a reembolso de IRS em situações “que o imposto pago por retenção na fonte ou pagamento por conta for superior ao imposto devido a final”. 

Note que os primeiros reembolsos começaram já a cair na conta dos contribuintes, mantendo-se cumprido o prazo verificado nos últimos anos, de cerca de duas semanas para devolução - ou emissão da nota de cobrança - do valor. 

Cumpre também o prazo previsto pela Autoridade Tributária (AT), de 15 a 17 dias para os reembolsos. 

Estava a contar com o reembolso de IRS e não terá direito? Aceda a outras formas para conseguir um rendimento extra

Contratar um financiamento, renegociar financiamentos que já tenha, transferir os mesmos para novas instituições na procura de mensalidades mais baixas, ou consolidar vários financiamentos são várias das opções. Os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudar, gratuitamente, em qualquer um destes processos!  

Fale connosco para simular o seu caso específico: Comece já a poupar tempo, dinheiro, e a poupar-se a dores de cabeça. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores