analytics
Cubos com percentagens de inflação e mão a fazer montes com os cubos

Inflação em março? Volta a descer para 2,4% na zona euro

É a terceira vez consecutiva que a inflação desce na zona euro, estando agora nos 2,4% (mais perto do objetivo de 2% do BCE para a taxa a médio prazo). 

29 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Abrandamento da taxa de inflação para os 2,4% em março na zona euro 

A taxa de inflação na zona euro em março volta, mais uma vez, a descer: está agora nos 2,4%

Os dados foram divulgados pelo Eurostat e revelam ainda que, na União Europeia (UE), a inflação abrandou para 2,6%. 

Pelo terceiro mês consecutivo, a estimativa rápida do serviço estatístico europeu indica um abrandamento da taxa de inflação anual para os 2,4%, comparando com os 6,9% de março de 2023 e 2,6% do passado fevereiro. 

A média de inflação de 2,6% dos 27 Estados-membros compara-se também com a homóloga de 8,3% e de 2,8% do mês anterior. 

Onde foram registadas as menores taxas de inflação? As medidas do Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC – que permite comparações entre os Estados-membros) indicam Lituânia (0,4%), Finlândia (0,6%) e Dinamarca (0,8%). 

Por outro lado, as taxas de inflação mais altas verificaram-se na Roménia (6,7%), Croácia (4,9%), Áustria e Estónia (4,1% cada). 

Face a fevereiro, os dados revelam que o indicador abrandou em 13 Estados-membros, manteve-se em quatro, e aumentou nos restantes 10. 

Especificamente em Portugal, a taxa de inflação homóloga medida pelo IHPC foi de 2,6% em março, o que representa uma subida quanto a fevereiro (2,3%), mas um significativo recuo face a março de 2023 (8,0%). 

É de recordar que estes dados estão cada vez mais próximos da meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE) para a inflação no médio prazo. 

Inflação a descer, mas o seu orçamento não alivia? Avalie soluções financeiras 

A inflação a descer, os preços a estabilizar, mas o seu orçamento mensal continua elevado? Pondere soluções financeiras que o ajudem a diminuir encargos com créditos e seguros!  

Confie no Poupança no Minuto para o efeito: Os nossos intermediários de crédito e mediadores de seguro ajudam na consolidação dos seus créditos para uma única prestação mensal mais baixa, e na renegociação ou transferência de créditos/seguros para melhores condições a mais baixo custo! 

Contacte-nos e perceba melhor as suas opções, para uma poupança mensal potencializada: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.