analytics
Notas de euro a flutuar sobre uma mão estendida, simbolizando dinheiro a chegar.

IRS: O reembolso vai ser mais rápido este ano?

O objetivo é diminuir cada vez mais o prazo de reembolso. Veja o que se sabe sobre o prazo de reembolso este ano. 

10 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Tudo o que se sabe sobre o prazo de reembolso do IRS este ano 

A entrega da declaração do IRS iniciou a 1 de abril e muitos contribuintes aguardam com expectativa o reembolso. O Governo prevê que o prazo médio para receber o reembolso seja reduzido, tornando o processo ainda mais rápido do que os 13 dias registados em 2024

Segundo o Notícias ao Minuto, em entrevista à Lusa, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, afirmou que a tendência de redução do tempo médio de reembolso se irá manter este ano, especialmente para os contribuintes que utilizam o IRS automático

Reembolso varia consoante cada caso 

Apesar da meta de encurtar os prazos, Cláudia Reis Duarte destacou que o tempo necessário para o reembolso pode diferir de caso para caso. A complexidade da declaração, o número de anexos ou a situação fiscal do contribuinte podem influenciar o tempo de processamento. 

Ainda assim, a ampliação das situações abrangidas pelo IRS automático e a crescente adesão dos contribuintes a este sistema deverão permitir uma maior rapidez no reembolso. “Com o aumento das declarações pré-preenchidas e do IRS automático, esperamos continuar a reduzir os tempos médios de reembolso”, sublinhou a governante. 

Em 2024, o tempo médio para reembolsar as cerca de seis milhões de declarações processadas pela Autoridade Tributária até 1 de agosto foi de 24,2 dias. No caso das declarações entregues através do IRS automático, este prazo caiu para 12,9 dias

Atualizar o IBAN evita atrasos no reembolso 

Outro fator que pode atrasar o processamento das declarações é a falta de atualização ou indicação incorreta do IBAN. A secretária de Estado reforçou a importância de os contribuintes verificarem este dado ao preencherem a declaração. 

Além disso, apelou a que os contribuintes não deixem a entrega da declaração para os últimos dias do prazo, a fim de evitar constrangimentos, uma vez que a declaração deste ano tem poucas alterações face à do ano passado. 

Leia melhor sobre IRS aqui: Um guia para perceber melhor o IRS

Fique a par de tudo sobre o IRS, acompanhando o Poupança no Minuto pelas redes sociais e newsletter semanal:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.