analytics
Inflação desacelerou em Portugal e na Zona Euro novamente em março

Inflação desacelerou em Portugal e na Zona Euro novamente em março

Taxa de inflação cai para 1,9% em Portugal e para 2,2% na zona euro em março, refletindo uma estabilização dos preços da energia e uma redução da inflação subjacente. 

08 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Inflação em Portugal desce para 1,9% 

De acordo com dados do INE, partilhados no Notícias ao Minuto, a taxa de inflação em Portugal registou uma desaceleração em março, fixando-se em 1,9%, uma descida face aos 2,5% observados no mês anterior.  

Esta redução foi impulsionada principalmente pela estabilização dos preços da energia, que apresentaram uma variação nula, depois de terem aumentado 1,5% em fevereiro.  

Além disso, a inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também diminuiu para 1,9%. 

Zona euro acompanha tendência e desce para 2,2% 

Os dados são do Eurostat, divulgados no Notícias ao Minuto, e indicam que, na zona euro, a inflação homóloga também abrandou, passando de 2,3% em fevereiro para 2,2% em março.  

O setor dos serviços registou a maior taxa anual (3,4%), mas ainda assim inferior aos 3,7% do mês anterior.  

Já os produtos alimentares, álcool e tabaco marcaram 2,9%, enquanto os produtos industriais não energéticos mantiveram-se estáveis em 0,6%.  

A energia, por sua vez, registou uma variação negativa de -0,7%, em contraste com os 0,2% positivos de fevereiro. 

Impacto nas políticas económicas 

A desaceleração da inflação em Portugal e na zona euro pode influenciar as futuras decisões do Banco Central Europeu (BCE), que tem vindo a ajustar a política monetária para conter a inflação.  

Com a redução das pressões inflacionistas, aumenta a expectativa de eventuais cortes nas taxas de juro nos próximos meses, o que poderá trazer algum alívio para os consumidores e empresas. 

Leia também: Que impacto têm tido as descidas da Euribor nas prestações da casa?

Continue a estar informado sobre toda a atualidade financeira, taxas de juro, créditos e seguros, através dos conteúdos do Poupança no Minuto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.