analytics
Faltou ao trabalho devido ao mau tempo? Descubra se a falta é remunerada

Faltou ao trabalho devido ao mau tempo? Descubra se a falta é remunerada

Se precisou de faltar ao trabalho ou não conseguiu trabalhar devido a condições meteorológicas, perceba se será remunerado na mesma. 

11 Mar 20251 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Falta por condições meteorológicas adversas é remunerada? 

A Proteção Civil tem registado diversas ocorrências devido às condições meteorológicas adversas, que se preveem continuar. Mas será que uma falta ao trabalho motivada pelo mau tempo é considerada justificada e dá direito a remuneração? 

Até às 22h00 de dia 27, foram contabilizadas 296 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Se não conseguiu deslocar-se para o seu local de trabalho devido a condições climatéricas extremas, saiba que pode justificar a ausência

Saiba ainda: Se faltar ao trabalho para tratar de animal de estimação, perco remuneração?

Segundo a DECO PROTeste, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, "quando os trabalhadores são impedidos de comparecer no emprego devido a fenómenos meteorológicos adversos, podem justificar a falta". Além disso, esclarece que essa ausência "não pode resultar em perda de remuneração". 

O Código do Trabalho determina que as faltas motivadas por razões alheias à responsabilidade do trabalhador, como cheias que impossibilitem o acesso a transportes públicos, devem ser aceites como justificadas pelo empregador. 

E perceba também se: Faltas de 3 dias por autodeclaração online são remuneradas?

Conheça todos os seus direitos enquanto trabalhador, acompanhando o Poupança no Minuto nos seus diversos canais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.