analytics
Atenção: Pagamentos bancários vão ter mudança em maio

Atenção: Pagamentos bancários vão ter mudança em maio

Os pagamentos bancários vão passar a identificar o nome do destinatário, titular da conta, a partir de maio deste ano. 

14 Apr 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Norma do Banco de Portugal permitirá saber quem o destinatário antes de um pagamento bancário 

A partir de 19 de maio, os pagamentos bancários para entidades no sistema bancário português passam a apresentar o nome do destinatário

A nova norma é do Banco de Portugal (BdP) e tem como objetivo combater a fraude bancária

“O aviso já tinha sido emitido em novembro e, depois de um período de consulta pública e de adoção das alterações pelas entidades envolvidas, deverá entrar em vigor em maio deste ano”, pode ler-se no Notícias ao Minuto

Então, para evitar fraudes no setor, esta medida entra em vigor depois de ter entrado em maio de 2024 a solução para identificar o titular da conta através do IBAN, aquando transferência. 

Esta nova funcionalidade mostrará quem é o destinatário de um pagamento, o que hoje está oculto através de serviços contratados. 

A partir de maio, será então possível a confirmação do beneficiário, identificado pelo nome do primeiro titular da conta associada ao IBAN indicado. 

Dados do BdP entre 20 de maio de 2024 e 5 de março de 2025 indicam que foram realizadas 112 milhões de consultas de confirmação de beneficiário de transferências.  

Além disso, entre maio e agosto de 2024, foram registadas descidas de 78% no número de casos de fraude e 61% no valor das transferências em casos de fraude. 

Saiba porquê: Transferências bancárias vão mudar: Conheça as novas medidas

“De acordo com o BdP, o montante da fraude por manipulação de destinatário passou de uma média mensal de 766 mil euros entre janeiro e maio, para 441 mil euros entre junho e agosto”, lê-se ainda na notícia.

Leia em seguida: Atente a estes cuidados a ter com pagamentos contactless

Continue informado sobre a atualidade financeira de Portugal, através do Poupança no Minuto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.