Telemóvel com mão a sair segurando euro a dar a outra mão simbolizando transferências bancárias

Transferências bancárias vão mudar: Conheça as novas medidas

As transferências bancárias nacionais vão tornar-se agora mais fáceis: saiba o que vai mudar. 

03 Jun 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Confirmação do beneficiário e transferência por número de telemóvel são as medidas em causa 

Por forma a reduzir fraudes, o Banco de Portugal (BdP) anunciou novas medidas para as transferências bancárias nacionais

Em publicação, o Notícias ao Minuto explica que as principais novidades passam pela confirmação do beneficiário e pela possibilidade de fazer transferências só com o número de telefone. 

Confirmação do beneficiário 

Como já acontece nas transferências entre contas nacionais nas caixas automáticas Multibanco, onde aparece o nome da pessoa ou entidade que vai receber o dinheiro, este detalhe passa a aparecer também nos outros canais disponibilizados pelos bancos. 

Ou seja, por forma a que quem transfere consiga confirmar previamente antes de enviar o dinheiro se o está a fazer para o beneficiário certo, esta funcionalidade passa a aparecer também no “homebanking” ou na aplicação dos bancos. 

Na mesma ótica, nos débitos diretos irá acontecer o mesmo para que se confirme que o devedor é o titular da conta a debitar. 

De acordo com o Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, o BdP considera “que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados”, pode ler-se na notícia. 

Transferências com número de telefone 

A partir de 24 de junho, vai ser possível transferir entre contas bancárias nacionais (transferências ou imediatas) através, apenas, do número de telefone do beneficiário. 

O que significa que passará a acontecer o mesmo que na rede MBWay, agora nas transferências gerais ao balcão, no “homebanking” e na aplicação

No caso de o beneficiário ser uma empresa, quem faz a transferência pode apenas indicar o NIPC (número de identificação fiscal da empresa). 

Note que para poder aceder a esta opção, terá de associar o seu número de telemóvel (podendo ser um número estrangeiro) à sua conta. 

Sabia que é possível aumentar o valor que tem na conta mensalmente, se pagar prestações de créditos e seguros? Entre em contacto com o Poupança no Minuto e aceda aos nossos serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros, para poupar com os seus produtos!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores