analytics
Nova medida permitirá a criação de mais 33.000 casas para habitação pública

Nova medida permitirá a criação de mais 33.000 casas para habitação pública

Nova medida foi apresentada como o “maior investimento de sempre em habitação pública”, permitindo a criação de mais 33.000 casas. 

27 Mar 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Governo reforçará habitação pública com investimento de mais de 4 milhões  

O Governo anunciou um investimento de 4,2 mil milhões de euros para reforçar a oferta de habitação pública, recorrendo a financiamento do PRR (1,4 mil milhões de euros) e do Orçamento do Estado (2,8 mil milhões de euros). 

De acordo com um comunicado oficial, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, o Conselho de Ministros aprovou dia 7 de março um regime especial de financiamento no âmbito do programa 1º Direito – Apoio ao Acesso à Habitação, que viabiliza este reforço significativo da oferta habitacional pública. 

Segundo o Governo, as candidaturas submetidas ao Aviso RE-C02-i01 (Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - PRR) até 1 de abril de 2024 representavam cerca de 59.000 habitações. No entanto, tendo em conta que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) previa apenas 26.000 casas, cerca de 33.000 habitações ficaram inicialmente fora do financiamento europeu. 

Com a alteração agora aprovada ao programa 1º Direito, será possível financiar estas habitações que não tinham sido contempladas, garantindo uma resposta a mais de 120.000 famílias em situação habitacional precária, identificadas nos Planos Locais de Habitação (ELH) dos municípios. 

As casas que cumpram os critérios técnicos e sejam entregues às famílias até junho de 2026 terão financiamento a 100%, dentro da verba prevista na Resolução do Conselho de Ministros 129/2024. 

Além disso, quando essa dotação orçamental estiver esgotada, o novo regime prevê um financiamento de 60% para projetos concluídos até dezembro de 2030. 

Esta aposta no reforço da habitação pública, integrada na estratégia "Construir Portugal", permitirá entregar 59.000 casas até ao final da década. Trata-se do maior investimento de sempre na área, num montante global de 4,2 mil milhões de euros, proveniente do PRR e do Orçamento do Estado. 

Leia também: Habitação: Portugal é o país da OCDE onde é mais difícil comprar casa

Continue a saber mais sobre o mercado imobiliário em Portugal, acompanhando as redes do Poupança no Minuto:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.