Por lei, a renda da casa tem de ser paga até que dia?

Por lei, a renda da casa tem de ser paga até que dia?

A questão é esclarecida por Dantas Rodrigues, na rubrica do Notícias ao Minuto “Trabalho e impostos (des)complicados”, sobre assuntos de trabalho, finanças pessoais e impostos. Saiba a resposta em seguida. 

11 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Renda pode ser paga no primeiro dia útil do mês até ao 8.º dia seguinte 

Segundo a lei, o autor da rubrica explica que a renda é paga no último dia de vigência do contrato ou do período a que respeita. 

“Porém, normalmente, as partes acordam que a renda é devida em duodécimos, vencendo-se no primeiro dia útil do mês, imediatamente anterior ao que diga respeito, sendo possível pagar até ao 8.º dia seguinte, a contar do seu começo, período a partir do qual o arrendatário se constituirá em mora”, esclarece Dantas Rodrigues. 

Outra questão que deve considerar: caso o primeiro dia do mês calhe a um sábado, domingo ou feriado, pode pagar até ao primeiro dia útil seguinte

“Sendo o primeiro dia útil do mês o dia 1 de março de 2024, a renda pode ser paga até ao dia 8 de março de 2024, sexta-feira", exemplifica. “Se, ao invés de calhar a uma sexta-feira, esse último dia se for a um sábado, domingo ou feriado, por exemplo dia 16 ou 17 de março de 2024, então o último dia em que se podia fazer cessar a mora seria dia 18 de março de 2024”, pode ler-se. 

Não quer mais arrendar e pretende comprar uma casa? O Poupança no Minuto está aqui para si! Tratamos de toda a contratação, negociação e formalização do seu crédito habitação através de um processo sem qualquer custo. Contacte-nos e poupe tempo e dinheiro! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores