analytics
Aumento da renda implica um aviso com antecedência de 30 dias

Aumento da renda implica um aviso com antecedência de 30 dias

Caso ainda não tenha recebido nenhum aviso, a sua renda não irá aumentar brevemente. Note: são 30 dias de aviso que o senhorio necessita de dar com antecedência. Perceba melhor, em seguida. 

05 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se está a pensar arrendar ou comprar casa em 2024, pode entrar em contacto com a agência imobiliária Casa no Minuto, e com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para financiamento hipotecário. Mas leia primeiro a legislação em causa face ao período de pré-aviso na atualização da renda. 

Se arrenda casa, saiba que para o aumento da renda é necessário um pré-aviso de 30 dias 

Se tem uma casa arrendada e o senhorio vai aumentar a renda mensal que paga, não se preocupe: É necessário um pré-aviso com antecedência de 30 dias, com o novo valor da renda. 

As regras são claras na lei portuguesa e implica que, na atualização das rendas por parte dos senhorios aos arrendatários, tenham de ser cumpridos prazos de aviso. 

Além disso, a comunicação deve ser feita por carta registada, segundo lembra a DECO Proteste ao Notícias ao Minuto.  

“Devem, preferencialmente, fazê-lo, por escrito, através de carta registada, com aviso de receção”, ou “em alternativa, podem entregar a comunicação em mão, contra a assinatura do inquilino”. 

O que deve mencionar a carta?

A DECO explica: “A carta deve mencionar o valor atual da renda e o montante que resulta da aplicação do aumento previsto”. 

Neste caso, são necessários os 30 dias de aviso de antecedência para notificar, com a carta, o inquilino sobre a atualização. 

Então, “os senhorios que pretendam ver atualizado o valor da renda ao abrigo do coeficiente definido por lei têm de comunicar essa intenção aos inquilinos com 30 dias de antecedência”, remata a DECO citada em notícia. 

Quer comprar o imóvel que está a arrendar? Fale com os consultores imobiliários da Casa no Minuto! Procuram o seu imóvel ideal e ajudam-no com todo o processo de aquisição, tal como os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, se recorrer a crédito habitação! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.