5 cuidados que deve ter ao visitar um imóvel

5 cuidados que deve ter ao visitar um imóvel

Escolher a nossa nova morada é uma decisão com grande importância. Então, estarmos informados sobre o que atentar durante uma visita pode fazer a diferença. Deixamos neste artigo 5 dos cuidados a ter.

10 Aug 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

  • Estado de conservação do chão e paredes 

O primeiro cuidado a que deve atentar quando está a visitar um imóvel é ao estado de conservação do chão e das paredes

Isto, essencialmente, para verificar se a casa se depara com algum problema de humidade excessiva. Caso o chão seja de algum material que não azulejo, pode encontrar o chão degradado, através de altos ou irregularidades ao caminhar.  

Também observando as paredes, pode verificar se a casa sofre de humidade. Se for o caso, pode encontrar bolor, principalmente nos cantos das divisões, próximo das janelas, ou nas casas de banho.  

Relativamente à questão da humidade, deve saber que pode estar relacionada com a falta de luz solar no imóvel. Por isso, na visita, confirme a luminosidade através da orientação solar da casa. 

Além disso, atente também a possíveis danos, riscos, ou furos de quadros. Este pode ser, no entanto, um problema mais fácil de resolver através de uma nova pintura. 

  • Ruído exterior  

Quando fizer as visitas ao imóvel, fique sempre atento aos barulhos exteriores da casa. Se a localização do imóvel for perto de zonas com probabilidade de ruído, como aeroportos, escolas, zona de bares, deve verificar se é uma questão que pode ou não ser corrigida por reforço de janelas, como vidros duplos. 

Mas também deve ter cuidado com os barulhos de vizinhos do piso de cima e de baixo, se for o caso. Tente sempre fazer a visita em diferentes horários, preferencialmente mais ao final do dia, para atentar a esta questão. E questionar também os atuais proprietários sobre o assunto. 

  • Proximidade de serviços 

Ao visitar um imóvel, também deve garantir que na localização do mesmo se encontram serviços nas proximidades. 

Por exemplo, se não tiver um carro é importante assegurar que, relativamente próximo, encontra comodidades que respondam às suas necessidades. Como supermercados, farmácias, centros de saúde, restauração, ou, se for o caso, escolas. Se não, pelo menos, verificar se existe uma boa rede de transportes, para que se possa deslocar sempre onde precisa.  

Se não, verifique se nas redondezas se situa algum centro comercial, que agregue todos estes serviços.  

Pondere também as suas preferências: caso seja importante para si existirem áreas de lazer próximas, como locais para fazer caminhadas, desporto ao ar livre, praias, galerias de arte, cinemas, faça uma pesquisa sobre o local previamente para garantir se na localização em questão existem estes pontos de interesse. 

  • Distância da rede de suporte 

Outro ponto que deve considerar ao visitar um imóvel, ainda relativamente à localização, é a distância a que está da sua rede de suporte.  

Isto é, se tem família e amigos próximos, caso necessite de ajuda de alguma forma (atualmente ou no futuro). Por exemplo, caso esteja a pensar ter filhos, pode ser útil numa certa fase inicial estar perto da sua rede de suporte. Ou, mesmo que não esteja perto, que seja de fácil acesso. 

Por isso, o ideal quando está a ponderar um imóvel para comprar, é sempre fazer várias visitas para que teste vários caminhos possíveis, verificando a facilidade de acessos rodoviários. 

  • Pensar no futuro 

Quando estiver a visitar um imóvel, se for uma casa para o futuro, pondere sempre o fator da temporalidade: vejamos alguns exemplos.  

Caso esteja a pensar aumentar a família futuramente, tenha em conta se a casa terá espaço e condições suficientes para acolher novos membros. Mesmo em caso de querer acolher um animal doméstico eventualmente, pense se fará sentido no imóvel em questão. 

Além disso, e ainda sobre o assunto de aumentar a família, lembre-se dos aspetos que implica: neste momento, pode não ter importância que o imóvel se encontre perto de jardins de infância, escolas ou transportes. Mas se tiver um filho, estes são serviços dos quais vai precisar. 

Então, no momento de fazer visitas para a compra da sua próxima casa, tenha sempre estes fatores em consideração. Estas são questões com as quais um consultor imobiliário o pode ajudar. Se referir todas as necessidades atuais e futuras da sua família, um agente como os do Casa no Minuto pode ajudá-lo a escolher os imóveis que façam sentido visitar. A par com os intermediários de crédito Poupança no Minuto, que podem tratar de toda a parte burocrática no caso de querer contratar um crédito habitação.

Ao escolher o imóvel e crédito com os quais quer avançar, os agentes não saem do seu lado: estão consigo até ao último momento no qual tem a chave da sua morada de sonho na mão.  


Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores