analytics
Casou-se e agora... Quer iniciar um projeto a dois? Encontre o financiamento certo

Casou-se e agora... Quer iniciar um projeto a dois? Encontre o financiamento certo

Casaram e querem começar um novo projeto juntos? Perceba como encontrar o crédito certo, poupar no processo e dar o primeiro passo rumo a um futuro (e projeto) a dois. 

26 May 20254 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Casaram? Então é natural quererem começar algo em conjunto 

O casamento marca o início de uma nova etapa - não só emocional, mas também prática e financeira.  

Depois de celebrar a união, é comum surgir a vontade de dar passos conjuntos em direção a objetivos comuns: remodelar a casa, fazer uma grande viagem, investir num negócio próprio ou até comprar um carro novo.  

Mas como financiar um projeto em casal? A boa notícia é que há soluções pensadas para quem quer sonhar e construir a dois. Ora vejamos. 

Projetos a dois: O que querem concretizar juntos? 

Cada casal tem os seus próprios planos e nenhum é mais importante que outro, desde que seja partilhado e alinhado. Alguns dos projetos mais comuns após o casamento incluem: 

  • Comprar mobiliário ou eletrodomésticos; 
  • Abrir um negócio com o cônjuge; 
  • Financiar uma lua de mel tardia ou uma grande viagem
  • Adquirir um carro
  • Apostar em formação para um ou ambos os membros do casal. 

Todos estes planos podem beneficiar de um impulso financeiro e é aí que o crédito pessoal para casais pode ser um aliado. 

Que opções de financiamento existem para casais? 

Seja qual for o objetivo, existe um tipo de financiamento adaptado à realidade do casal. Eis os principais: 

Crédito pessoal 

Ideal para projetos pontuais e de valor controlado (como obras, viagens, formação ou aquisições) ou para investimento no começo de um negócio a dois.  

O crédito pessoal permite pedir um montante à medida da necessidade, com prazos e mensalidades ajustáveis. Sendo que qualquer casal pode pedir este crédito em conjunto, aumentando a probabilidade de aprovação e o montante possível. 

Crédito habitação 

Se o projeto for comprar casa, o crédito habitação é a escolha para a aquisição de habitação permanente. 

Crédito consolidado 

Se já têm vários créditos em nome de um ou de ambos, consolidá-los pode libertar orçamento mensal para novos projetos.  

O crédito consolidado junta todos os empréstimos num só, com uma prestação única mais baixa e uma taxa mais competitiva. 

Como saber qual é o financiamento certo para o vosso caso? 

A escolha do financiamento ideal depende de vários fatores: o valor necessário, a urgência, a finalidade e, claro, a vossa capacidade financeira conjunta. Pode parecer complexo, mas não têm de decidir sozinhos. 

É aqui que os intermediários de crédito do Poupança no Minuto entram: com um aconselhamento gratuito e imparcial, analisam a vossa situação e encontram as melhores soluções do mercado - sem stress, nem complicações. 

Cuidados a ter quando pedem crédito em conjunto 

Pedir crédito a dois tem vantagens, como maior rendimento declarado e maior montante possível, mas também implica responsabilidades partilhadas.  

Aqui ficam alguns pontos importantes: 

  • Taxa de esforço: Quanto mais baixa, melhor. Idealmente, as prestações mensais não devem ultrapassar 30%-35% do rendimento conjunto; 
  • Historial de crédito: Se um dos membros do casal tiver histórico de incumprimento, pode afetar a aprovação; 
  • Responsabilidade mútua: Ambos são responsáveis pelo pagamento integral do crédito, mesmo que a relação venha a terminar; 
  • Planear a longo prazo: Prever cenários como desemprego ou aumento de despesas ajuda a escolher um crédito mais sustentável. 

Como poupar mesmo quando se pede crédito 

Sim, é possível poupar… mesmo quando se contrai um empréstimo. Como? 

  • Comparar várias propostas antes de aceitar; 
  • Negociar prazos e taxas; 
  • Evitar comissões desnecessárias; 
  • Avaliar o custo total do crédito (TAEG) e não apenas a prestação mensal. 

Através do apoio do Poupança no Minuto, conseguem aceder às melhores propostas do mercado sem custos, com acompanhamento personalizado. 

Conclusão: Um projeto a dois, com os pés bem assentes na terra 

Casar é partilhar sonhos. Mas torná-los realidade exige planeamento, equilíbrio e escolhas financeiras inteligentes. Seja um negócio, uma casa ou uma simples remodelação, existe sempre uma forma de concretizar projetos a dois sem desequilibrar o orçamento. 

Com o parceiro certo do vosso lado como o Poupança no Minuto tudo se torna mais fácil, rápido e seguro. Comecem hoje, juntos, a construir o futuro que imaginaram. Simule já o seu novo (sonho) financiamento connosco: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.