analytics
Precisa de fazer alterações numa casa? Conheça o crédito pessoal para obras

Precisa de fazer alterações numa casa? Conheça o crédito pessoal para obras

Vai comprar um imóvel que necessita de obras? Ou apenas melhorar uma casa da qual já é proprietário? De qualquer das formas, existe uma solução: o crédito pessoal para obras. É um financiamento simples e que pode ser contratado digitalmente. Saiba como funciona. 

04 Sep 20235 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Já sabe como funciona o crédito pessoal para obras? Avance já com o processo e não perca mais tempo: os intermediários de crédito da Poupança no Minuto tratam de tudo. Para conhecer melhor como funciona este financiamento, continue a leitura do artigo. 

Qual o objetivo de um crédito pessoal para obras? 

Um crédito pessoal para obras tem como propósito renovar um imóvel, seja para reparar estrutura, canalização ou divisões. 

O financiamento pode ser dirigido à mão de obra ou aos próprios materiais. Sendo que pode ter como objetivo revender o imóvel ou apenas melhorá-lo para uso próprio. 

Este tipo de crédito é um financiamento pessoal simples, em que não é necessário dar garantias, com taxas de juro mais elevadas e prazos de reembolso mais curtos

Quais as condições de um crédito pessoal para obras? 

Atualmente, pode pedir um crédito pessoal para obras com um financiamento máximo de 75 mil euros, e com taxas de TAEG entre 7,2% e 13,9%

Para perceber as condições a que está disposto, deve decidir qual o valor mensal que consegue pagar pelo crédito. O fator mais determinante para definir a prestação é o prazo de reembolso, porque quanto mais longo o prazo menos vai pagar por mês

No entanto, quanto mais curto o prazo, mesmo que pague mais por mês, o custo total do empréstimo vai ser menor porque vai ter menos juros.  

Para compreender melhor quanto pode pagar por mês, deve calcular a sua taxa de esforço através dos seus rendimentos mensais face às despesas com créditos. O ideal é ter a sua taxa de esforço até 35%. 

A tendência poderá ser dirigir-se à entidade financeira onde já é cliente, mas é importante consultar as várias opções do mercado para ter acesso à melhor proposta de crédito pessoal para obras. 

No entanto, note que, caso necessite de um valor substancialmente elevado para as obras, o crédito obras (seja remodelação, reabilitação ou requalificação) também pode ser contratado sobre a forma de crédito hipotecário. Neste caso, já é dada uma garantia: o imóvel, mas a taxa de juro e prazo de financiamento podem ser beneficiados, melhorando a taxa de esforço e diminuindo o impacto nos encargos mensais do agregado familiar.  

Em caso de crédito hipotecário obras deve ainda saber que existem custos notariais e de formalização do financiamento, sendo também controlada a execução das obras mediante vistorias e entregas parciais do valor de financiamento contratado à medida que a obra vai sendo executada. 

Que documentos são necessários entregar? 

Para pedir um crédito pessoal para obras, tem de entregar certos documentos para comprovar a sua identidade e que tem capacidade financeira para cumprir com as prestações do mesmo. Tais como: 

  • Bilhete de identidade ou cartão de cidadão; 
  • Comprovativo de morada, através de fatura de água, luz, gás, telefone, etc; 
  • Últimos recibos de vencimento, em caso de trabalhadores por conta de outrem; 
  • Último modelo 3 do IRS, em caso de trabalhadores por conta própria; 
  • Comprovativo de pensão, em caso de pensionistas; 
  • Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal; 
  • Orçamento por um profissional, que comprove o custo e fases das obras/ ou o comprovativo de despesas dos materiais da obra. 

É possível fazer uma simulação online

Sim, atualmente é possível fazer simulações online em quase todos os bancos, escolhendo a finalidade, montante e prazo de reembolso do empréstimo que quer contratar. 

Assim, consegue simular quanto poderá ficar a pagar de prestação mensal de estimativa pelo seu crédito. 

Fazendo várias simulações em diferentes bancos, é mais fácil decidir em qual instituição quer avançar com o processo. 

Então, depois de escolher, está na altura de enviar a documentação e colocar o seu pedido para aprovação. 

Considerando a documentação que enviou, os bancos podem demorar entre 24h e 48h a avaliar os documentos e aprovar o seu pedido de crédito. No entanto, dependendo se tem de enviar ou não comprovativos de despesas ou orçamentos de obras, o período de aprovação pode ser superior.  

Ao ser aceite, pode assinar digitalmente o contrato. Depois disso, consegue ter o valor do empréstimo nas 48h seguintes na sua conta bancária.  

Vamos a isso? Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para avançar já com o seu processo de contratação do crédito pessoal para obras. Com um serviço rápido, prestável e gratuito, tratam de toda a comunicação com os bancos e burocracia. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.