analytics
O que é o LTC e o LTV no crédito?

O que é o LTC e o LTV no crédito?

Sabe qual o objetivo dos rácios Loan-to-cost (LTC) e Loan-to-value (LTV) num financiamento? Fique a perceber. 

26 Sep 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer contratar um crédito neste momento? Não perca mais tempo... os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem ajudá-lo já (e sem custos)! 

O que representa o LTC e o LTV no crédito? 

O Loan-to-cost (LTC) e o Loan-to-value (LTV) são dois rácios utilizados no financiamento dos bancos, mais comuns nos créditos de imobiliário. As duas medidas avaliam o risco de um empréstimo. 

O LTC é uma medida que compara o valor de um empréstimo, com o valor de aquisição do projeto imobiliário. Ou seja, no fundo, o LTC calcula a quantidade de dinheiro que um financiador se dispõe a emprestar a um promotor quanto ao custo de construção do projeto. 

Já o LTV é a medida que compara o valor do empréstimo com o valor de avaliação do projeto imobiliário. Isto é, corresponde ao rácio entre o valor financiado por um banco para a compra do imóvel, e o valor avaliado da casa (em caso de o valor de avaliação abaixo do valor de compra, é considerado o mais baixo). 

Uma vez que os bancos não emprestam 100% do valor de compra de um imóvel, e o cliente tem de pagar uma parte através de capitais próprios, o LTV representa o rádio financiamento garantia. As condições financeiras para o empréstimo são reguladas (mais favoráveis) quanto menor o LTV para conquistar as melhores condições associadas ao seu financiamento, tendo em consideração que o imóvel a adquirir servirá como garantia para o banco, se o mutuário entrar em incumprimento com o crédito habitação. 

Atualmente, segundo regras do Banco de Portugal (BdP), o limite ao LTC no crédito habitação, é de 90% no caso de crédito habitação própria e permanente e de 80% no crédito com garantia hipotecária ou semelhante para outras finalidades (habitação secundária). 

No entanto, esta é a recomendação do BdP para que as instituições financeiras não assumam demasiados riscos, mas os bancos podem decidir baixar a percentagem máxima que emprestam. 

Para que consiga aceder ao maior número de propostas de bancos para o seu crédito, e aceder às melhores condições e ao limite do LTV, contacte um intermediário de crédito. Os agentes da Poupança no Minuto tratam de lhe apresentar as diferentes simulações, tratando de toda a burocracia e conseguindo, para si, a proposta mais adequada à sua procura!  

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.