Acesso a créditos diminui? Saiba como aceder mais facilmente

Acesso a créditos diminui? Saiba como aceder mais facilmente

O Banco Central Europeu divulgou os dados recolhidos de um inquérito sobre o acesso a créditos no terceiro trimestre. A principal conclusão foi a baixa de procura... saiba mais sobre os resultados anunciados, e como se pode aceder a créditos mais facilmente. 

27 Oct 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer contratar um crédito? Com ajuda é mais fácil: Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto disponibilizam um acompanhamento gratuito e que facilita todo o processo. Perceba melhor, em seguida. 

Procura de crédito no terceiro trimestre baixou, divulga BCE 

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que a procura de crédito no terceiro trimestre baixou, ao passo que os bancos endureceram as condições nos vários financiamentos (crédito da casa e para consumo) às empresas e às famílias. 

De acordo com notícia divulgada pelo Notícias ao Minuto, a descida da procura foi mais acentuada do que os bancos previam, e advém das “elevadas taxas de juro”, “um menor investimento fixo das empresas”, e ainda uma “deterioração das perspetivas do mercado imobiliário”. 

As conclusões foram retiradas de um inquérito que o BCE realiza quatro vezes ao ano, com o objetivo de analisar os empréstimos dos bancos, feito este entre 15 de setembro e 2 de outubro, a 157 bancos da zona euro. 

Segundo a plataforma de informação, do inquérito pode observar-se que: 

  • 12% dos bancos reforçou as condições dos créditos às empresas no terceiro trimestre; 
  • Percentagem líquida de bancos que restringiu os padrões da concessão de crédito superou o que os bancos tinham previsto; 
  • Bancos endureceram condições, tanto para os créditos habitação como para créditos ao consumo; 
  • Cerca de 11% dos bancos restringiu os padrões hipotecários no terceiro trimestre; 
  • 16% dos bancos restringiu condições apenas do crédito ao consumo no terceiro trimestre; 

O endurecimento das condições de crédito está na origem do “risco mais elevado face às perspetivas económicas”, da “situação específica dos clientes que pedem empréstimos”, bem como da “tolerância ao risco menor e posições de liquidez mais baixas dos bancos”, como se pode ler na notícia. 

O que se espera para o quarto trimestre no acesso ao crédito? 

Porém, a intenção dos bancos para o quarto trimestre é voltar a reforçar mais as condições dos créditos às empresas, “ainda que de forma mais moderada”, segundo a informação partilhada pelo Notícias ao Minuto.  

Contrariamente, vão ser mantidos os padrões dos créditos habitação e endurecidas ainda mais as condições dos créditos ao consumo

Pelo que, a previsão para o quarto trimestre é que a procura de crédito nas instituições bancárias baixe ainda mais. 

Como aceder a créditos mais facilmente? 

Então, como podemos aceder a créditos mais facilmente? O essencial é chegar à proposta mais barata do mercado, de acordo com as suas necessidades e consequências. 

A baixa de procura do acesso a créditos no passado trimestre tem como uma das principais consequências o aumento das taxas de juro. Mas, por exemplo no crédito habitação, há soluções que permitem fugir à subida das taxas

No crédito habitação, só está sujeito às variações das taxas de juro se tiver o crédito com uma taxa variável associada a um indexante, neste caso, a Euribor. Com a taxa variável, a sua prestação tem acompanhado as subidas da Euribor, nos vários prazos.  

Mas se optar por uma taxa fixa (ou mista, em que pode fixar a taxa por um período de tempo e depois retorna à variável), garante uma maior estabilidade, sendo que passa a pagar sempre o mesmo valor de taxa, sem variações ou surpresas.  

Caso já tenha um crédito habitação, pode pedir ao seu banco para alterar a taxa e, caso o mesmo não autorize, pode transferir o empréstimo para outro banco que o permita ter acesso a esta modalidade de taxa. 

Com uma taxa fixa, pode conseguir ter acesso a uma poupança significativa com o empréstimo da casa.  

Em qualquer crédito, é sempre mais fácil aceder se contratar um intermediário de crédito. Os agentes da Poupança no Minuto procuram por, e para si, a melhor proposta do mercado, para que consiga ter as condições mais baratas. E a melhor parte: O serviço é gratuito! Além de rápido e personalizado... contacte-nos e dê começo ao processo o quanto antes. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação