Mulher sentada em sofá com mãos na cabeça inclinada sobre mesa com papéis e portátil

Clientes de seguros têm recorrido cada vez mais a mediadores na contratação

De acordo com dados divulgados, os clientes de seguros têm procurado informar-se mais sobre as várias opções no mercado, recorrendo a mediadores de seguros, antes de tomar a decisão de contratar um seguro. Conheça os dados em causa e como funciona um mediador de seguros. 

30 Apr 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

 Quer contratar um seguro? Recorra também a um mediador: O Poupança no Minuto disponibiliza este serviço gratuito, que o apoia ao longo de todo o processo de contratação, para que encontre as melhores condições do mercado para o seu produto.  

Mais de 50% dos clientes com seguros recorreram a mediadoras na contratação 

Segundo dados do relatório do 4.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa 2023, no decorrer do Plano Nacional de Formação Financeira, divulgados pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e citados pelo Eco, mais de metade dos clientes de seguros afirma ter recorrido a recomendações de entidades especializadas para a contratação. 

Cerca de 43,8% dos entrevistados neste inquérito afirma ter seguros como produtos financeiros em Portugal, sendo que essa proporção tem sentido um crescimento desde 2015 (em 2020 caiu, mas voltou a subir ligeiramente o ano passado). 

Dos entrevistados que já contratam produtos financeiros online, 57% afirma terem sido seguros, dados consequentes da crescente aposta no setor da digitalização dos canais de distribuição. 

Mas é de ressalvar que também se observou uma diminuição do conhecimento de seguros desde 2015. Nesse ano, foram 98,7% os entrevistados que sabiam o que eram seguros, dado que decresceu para 86,6% em 2023. 

Os produtos financeiros contratos mais recentemente foram a funcionalidade MBway, por 22,4% entrevistados, seguindo-se então os seguros, por cerca de 16,2% dos entrevistados. 

É importante notar que mais de metade destes clientes de seguros (52%) disse ter procurado informar-se sobre as suas opções em diferentes seguradoras antes de decidir, tendo recorrido a entidades especializadas – mediadores de seguro – para recomendações que acabaram por influenciar a sua escolha na contratação do produto final de seguro. 

Este estudo foi realizado com 1.510 entrevistas válidas, porta-a-porta, entre janeiro e fevereiro de 2023. O relatório em questão demonstra respostas a cada questão do inquérito, com variáveis de caracterização socioeconómica ou respostas a outras perguntas comparadas com respostas obtidas em anteriores inquéritos sobre literacia financeira. 

Os entrevistados com idades entre os 40 e 54 anos, homens, trabalhadores, com ensino superior, e rendimento mensal líquido do agregado familiar superior a 2.500 euros são os que mais contratam produtos de seguros. Por outro lado, entrevistados com idades entre os 16 e 24 anos, mulheres, estudantes, sem instrução formal, e com rendimentos até 500 euros são os que menos contratam seguros. 

O que faz uma mediadora de seguros? 

No fundo, um mediador de seguros, como o Poupança no Minuto, tem como objetivo facilitar todo o processo da contratação deste produto.  

Tratando de toda a parte burocrática para o cliente, um mediador de seguros irá recolher as várias propostas de diferentes seguradoras e ajudá-lo na tomada de decisão da que melhor se adequar a si. Vai negociar com as seguradoras os produtos personalizados para si, consoante as coberturas de que necessitar, e encontrar as melhores condições do mercado para as suas preferências. 

E todo este serviço de mediação com as seguradoras é gratuito! Para o cliente, é uma simplificação de todo o processo, poupando-o de dores de cabeça, poupando o seu tempo, e ajudando-o a poupar na carteira. 

Se necessitar deste serviço, conte com o apoio total e constante do Poupança no Minuto! Contacte-nos aqui para que possamos iniciar o seu processo: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores