Prestações da casa com Euribor descem entre 24€ e 81€ em setembro
Com o corte das taxas de juro diretoras, as taxas Euribor continuam a descer, o que tem levado à redução progressiva das prestações mensais dos créditos habitação com taxa variável. Saiba quanto poderá descer em setembro.
Prestações de crédito habitação voltam a descer em setembro
As prestações de crédito habitação voltam a descer no mês de setembro nos contratos indexados à Euribor revistos este mês, entre 23,87 e 81,39 euros.
A maior descida ocorre no prazo de 12 meses da Euribor, segundo simulação da Deco/Dinheiro&Direitos, partilhada pelo Notícias ao Minuto.
A simulação tem por base um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, e um spread de 1%. Neste cenário, se o contrato for indexado à Euribor a 12 meses, vai pagar a partir de setembro uma prestação de 730,55 euros, uma descida de 81,39 euros face à prestação anterior.
No mesmo cenário, mas um contrato indexado à Euribor a seis meses, o mutuário passa a pagar uma prestação de 753,36 euros, menos 42,82 euros que o valor pago desde a última revisão.
Ainda com o mesmo cenário de condições de empréstimo, mas com um contrato indexado à Euribor a três meses, a prestação de setembro será de 764,31 euros, uma redução de 23,87 euros face ao valor que pagava desde junho.
Note que os valores em causa foram calculados com base nas médias das taxas Euribor em agosto, de 3,425% a seis meses, 3,548% a três meses e 3,166% a 12 meses.
Deve ainda recordar que, para efeitos da revisão de um crédito habitação com taxa variável indexado à Euribor, a média da Euribor considerada é a do mês anterior ao da assinatura do contrato.
As descidas das prestações mensais têm sido progressivas desde o início do ano, com as taxas Euribor a recuar, consequência do corte nas taxas diretoras a 6 junho, em 25 pontos base.
Na última reunião de política monetária a 18 de julho, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro, sendo que é esperado um novo corte na reunião de 12 de setembro. Atualmente, as taxas de juro diretoras encontram-se nos seguintes valores: a taxa das principais operações de refinanciamento em 4,25%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,50% e a de facilidade permanente de depósito em 3,75%.
Quer reduzir ainda mais o valor que paga de prestação mensal pelo seu crédito habitação? Pondere a renegociação das condições ou a transferência do seu financiamento para outro banco para condições mais vantajosas. Simule o processo com o Poupança no Minuto, os nossos intermediários de crédito podem acompanhar e simplificar todo processo consigo e para si, sem qualquer custo!