analytics
Táxis e TVDE não podem recusar animais – exceto em casos específicos

Táxis e TVDE não podem recusar animais – exceto em casos específicos

A recusa só é permitida se o animal apresentar sinais de perigosidade, falta de higiene ou não estiver devidamente acondicionado. 

21 May 20251 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Em que situações os táxis e TVDE podem recusar animais de estimação? 

Os motoristas de táxis e de TVDE (como Uber ou Bolt) não podem recusar o transporte de animais de estimação, salvo em situações excecionais.  

De acordo com informação da DECO Proteste, divulgada no Notícias ao Minuto, a recusa só é justificada se o animal demonstrar comportamentos agressivos, sinais de doença ou falta de higiene, ou se não estiver devidamente acondicionado.  

Para garantir a segurança de todos os passageiros, o animal deve ser transportado em contentores apropriados à sua espécie e número, ou, se for transportado fora de contentor, deve estar devidamente acondicionado, de modo a não causar prejuízos a pessoas, outros animais ou bens.  

No caso dos serviços TVDE, é aconselhável informar previamente o motorista, através da aplicação, de que irá transportar um animal. Esta prática ajuda a evitar surpresas desagradáveis e permite encontrar alternativas, caso haja alguma recusa. 

Se um motorista recusar o transporte do animal sem um motivo plausível, o passageiro pode apresentar uma reclamação no livro de reclamações ou através dos canais apropriados.  

Saiba mais informações semelhantes, acompanhando os conteúdos do Poupança no Minuto nestes canais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.