analytics
Quase um terço dos portugueses pondera emigrar: Eis os principais motivos

Quase um terço dos portugueses pondera emigrar: Eis os principais motivos

Segundo um estudo, cerca de 32% dos portugueses pondera a emigração. Mas porquê? 

24 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Estes são os principais motivos pelos quais é ponderada a emigração pelos portugueses 

Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), “Consumer Sentiment Survey”, partilhado pelo Notícias ao Minuto, revelou que 32% dos portugueses pondera emigrar. Este número reflete a insatisfação com a realidade política, fiscal e social em Portugal, bem como a procura de melhores oportunidades profissionais. 

Quais os motivos principais para emigrar? Cerca de 37% procura melhores perspetivas profissionais, e de 36% aponta o descontentamento político, fiscal e social como fator determinante. 

Entre os mais propensos a emigrar, encontra-se 64% dos jovens entre os 18 e os 24 anos e 34% dos indivíduos com ensino universitário. Por outro lado, apenas 17% das pessoas com idades entre 55 e 64 anos e 29% daqueles sem ensino superior consideram esta possibilidade. 

Manuel Luiz, managing director e partner da BCG, destaca que este fenómeno reflete o desajuste entre as expectativas e ambições dos jovens e pessoas qualificadas em comparação com o que o mercado de trabalho nacional oferece. 

Fatores mais e menos valorizados no trabalho 

Os inquiridos revelaram dar importância a: 

  • Flexibilidade de horário e autonomia (24%). 
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (23%). 
  • Ambiente de trabalho saudável e colaborativo (20%). 

Menos valorizados: 

  • Propósito e significado do trabalho (13%). 
  • Flexibilidade do local de trabalho (12%). 
  • Outros benefícios como combustível, carro e ginásio (6%). 

Apenas 25% dos inquiridos prefere o modelo totalmente presencial, embora 73% ainda trabalhe exclusivamente desta forma. Este desajuste reflete a necessidade de transformação nas condições laborais em Portugal para conter a tendência de emigração. 

Saiba todas as tendências da atualidade financeira em Portugal acompanhando a newsletter semanal do Poupança no Minuto e seguindo-nos nas redes sociais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.