analytics
Prazo para pagar a última prestação do IMI termina este mês

Prazo para pagar a última prestação do IMI termina este mês

O prazo para pagamento da última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está a aproximar-se. Atente à data. 

15 Nov 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se o valor de IMI for superior a 100 euros, deve pagar a última prestação brevemente 

Quando o valor anual do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é superior a 100 euros, o pagamento é dividido em prestações. A última destas prestações deve ser liquidada até ao dia 30 de novembro de cada ano. 

Pelo que, se é proprietário de um imóvel e ainda não liquidou a última parte, atente a esta data para pagar a terceira prestação deste imposto! 

Como funciona o pagamento do IMI? 

O IMI é calculado com base no Valor Patrimonial Tributário dos imóveis sendo a taxa definida pelo município onde os imóveis se localizam. Dependendo do montante total de imposto a pagar, o IMI pode ser pago numa, duas ou três prestações: 

  • Até 100 euros – Pagamento único em maio; 
  • Entre 100 e 500 euros – Dividido em duas prestações, em maio e novembro; 
  • Acima de 500 euros – Dividido em três prestações, a serem pagas em maio, agosto e novembro. 

Última prestação do IMI: Como pagar? 

Se o seu IMI anual ultrapassa os 100 euros e ainda tem uma prestação por pagar, é importante lembrar então que a última data limite é 30 de novembro.  

Para verificar o valor do IMI que ainda tem por pagar, aceda ao Portal das Finanças com as suas credenciais, vá ao menu de "IMI" e consulte a informação sobre as prestações. O portal disponibiliza ainda a opção de emissão da nota de cobrança para pagamento. 

Este pagamento pode ser realizado de forma prática através do Portal das Finanças, de Multibanco, ou ainda em balcões dos CTT e Instituições Bancárias. 

O que acontece em caso de atraso no pagamento? 

Caso o pagamento da última prestação do IMI não seja realizado dentro do prazo, pode incorrer em coimas e juros de mora. Estes custos adicionais aumentam a dívida, tornando o montante final mais elevado. 

Assim, se ainda tem uma prestação de IMI por pagar, não se esqueça de o fazer até à data limite, por forma a evitar encargos adicionais e mantém a sua situação fiscal regularizada. 

Fique a par de todas as datas das suas obrigações fiscais e financeiras, acompanhe a newsletter semanal do Poupança no Minuto e siga-nos nas redes sociais:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.