analytics
Porque o reembolso do IRS poderá ser menor este ano?

Porque o reembolso do IRS poderá ser menor este ano?

Está a contar com o reembolso do IRS? Atente que o valor pode ser menor este ano, podendo até ser chamado a pagar. Perceba o que está em questão. 

02 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

IRS: Reembolso pode ser menor ou até nulo este ano 

Este ano, o reembolso do IRS poderá ser menor, ou pode até mesmo ser chamado a pagar, ainda que nunca tenha sido antes. 

A DECO PROteste explica que a entrega da declaração de IRS em 2024, face aos rendimentos de 2023, será agora diferente devido à alteração feita nas tabelas de retenção na fonte. 

Soraia Leite, porta-voz da DECO, citada pelo Notícias ao Minuto, avisa que o facto de as novas tabelas, já em vigor desde julho de 2023, “terem dado um alívio imediato na carteira dos contribuintes, agora poder-se-á fazer pagar em sede da entrega da declaração de IRS”. 

O que tornou ainda mais importante a verificação e validação das faturas com despesas dedutíveis ao IRS, tendo o processo ganho ainda mais relevância.  

A porta-voz da associação destaca que todos os contribuintes devem “fazer espelhar” as deduções na entrega da declaração de IRS “para minimizar o impacto das alterações das tabelas de retenção na fonte. 

Isto porque, ao haver falhas nas despesas com casa, educação, saúde ou lares, “quando o contribuinte estiver a preencher o IRS”, “deve apagar o valor pré-preenchido e substituir pelo valor correto”, como aponta Soraia Leite, segundo a notícia. 

Note que a entrega da declaração do IRS irá decorrer desde 1 de abril a 30 de junho, e ao longo deste prazo pode sempre corrigir ou substituir a declaração sem qualquer custo. 

A contar com o valor de reembolso do IRS e não foi o que estava à espera? Recorra a outras opções para aceder a uma poupança extra na sua carteira. 

Caso tenha produtos de créditos e/ou seguros, tente renegociar os mesmos junto das entidades contratadas e, se não ficar satisfeito, transferi-los para outras entidades por forma a aceder às melhores condições no mercado. Fale com os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto e comece agora a baixar as suas prestações, através de um serviço gratuito! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.