Porque o reembolso do IRS poderá ser menor este ano?

Porque o reembolso do IRS poderá ser menor este ano?

Está a contar com o reembolso do IRS? Atente que o valor pode ser menor este ano, podendo até ser chamado a pagar. Perceba o que está em questão. 

02 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

IRS: Reembolso pode ser menor ou até nulo este ano 

Este ano, o reembolso do IRS poderá ser menor, ou pode até mesmo ser chamado a pagar, ainda que nunca tenha sido antes. 

A DECO PROteste explica que a entrega da declaração de IRS em 2024, face aos rendimentos de 2023, será agora diferente devido à alteração feita nas tabelas de retenção na fonte. 

Soraia Leite, porta-voz da DECO, citada pelo Notícias ao Minuto, avisa que o facto de as novas tabelas, já em vigor desde julho de 2023, “terem dado um alívio imediato na carteira dos contribuintes, agora poder-se-á fazer pagar em sede da entrega da declaração de IRS”. 

O que tornou ainda mais importante a verificação e validação das faturas com despesas dedutíveis ao IRS, tendo o processo ganho ainda mais relevância.  

A porta-voz da associação destaca que todos os contribuintes devem “fazer espelhar” as deduções na entrega da declaração de IRS “para minimizar o impacto das alterações das tabelas de retenção na fonte. 

Isto porque, ao haver falhas nas despesas com casa, educação, saúde ou lares, “quando o contribuinte estiver a preencher o IRS”, “deve apagar o valor pré-preenchido e substituir pelo valor correto”, como aponta Soraia Leite, segundo a notícia. 

Note que a entrega da declaração do IRS irá decorrer desde 1 de abril a 30 de junho, e ao longo deste prazo pode sempre corrigir ou substituir a declaração sem qualquer custo. 

A contar com o valor de reembolso do IRS e não foi o que estava à espera? Recorra a outras opções para aceder a uma poupança extra na sua carteira. 

Caso tenha produtos de créditos e/ou seguros, tente renegociar os mesmos junto das entidades contratadas e, se não ficar satisfeito, transferi-los para outras entidades por forma a aceder às melhores condições no mercado. Fale com os intermediários de crédito e mediadores de seguro da Poupança no Minuto e comece agora a baixar as suas prestações, através de um serviço gratuito! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores