analytics
IRS Jovem: Já pode pedir à entidade empregadora para aplicar a retenção com o desconto

IRS Jovem: Já pode pedir à entidade empregadora para aplicar a retenção com o desconto

Se está abrangido pelo IRS Jovem, saiba que, a partir de agora, pode pedir a qualquer momento a aplicação do desconto na retenção na fonte à entidade empregadora. 

24 Jan 20253 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como pedir à entidade empregadora para aplicar já o regime de IRS Jovem no meu salário? 

Os jovens trabalhadores até aos 35 anos e que cumpram todos os requisitos para aceder ao IRS Jovem já podem pedir à entidade empregadora para fazer a retenção na fonte com o desconto

Assim, o salário mensal passa já a ser emitido com a isenção a que tem direito de acordo com o IRS Jovem, podendo fazer o pedido à empresa a qualquer momento.

Então, o jovem trabalhador tem de informar a entidade empregadora de que é elegível para o regime do IRS Jovem e que deseja que este seja considerado para cálculo da retenção na fonte, bem como o ano de trabalho em que se encontra (se trabalha há 5 anos, encontra-se no 5.º ano por exemplo).

Leia ainda:

O que muda na retenção: 

  • Com o IRS Jovem, uma parte do rendimento do trabalhador fica isenta de tributação (100% no 1.º ano de obtenção de rendimentos, 75% do 2.º ao 4.º ano, 50% do 5.º ao 7.º ano, ou 25% do 8.º ao 10.º ano); 
  • Essa isenção reduz a base tributável usada para calcular a retenção na fonte, diminuindo o montante descontado mensalmente do salário. 

Estas são as consequências práticas: 

  • Antes de a empresa receber o pedido, os cálculos de retenção seguem as tabelas normais do IRS, sem considerar a isenção do IRS Jovem; 
  • Após o pedido, a empresa ajusta a retenção para refletir a isenção aplicável. 

Por exemplo, um jovem começou a trabalhar em janeiro de 2025 e apenas comunicou à empresa a adesão ao IRS Jovem em março de 2025. Nos meses de janeiro e fevereiro, a retenção foi calculada normalmente, sem a isenção. 

A partir de março, com o pedido formalizado, a retenção será ajustada e o jovem beneficiará da redução mensal prevista pelo IRS Jovem. 

Caso não faça o pedido para o desconto na retenção na fonte antes, no momento de entrega da declaração anual (entre abril e junho do ano seguinte) tem de optar pelo regime de IRS Jovem e o acerto do imposto é devolvido nessa altura. 

Em caso de dúvidas, entre em contacto com os Recursos Humanos ou o departamento de contabilidade da entidade empregadora. 

Leia melhor sobre o IRS jovem: Como funciona o novo regime de IRS Jovem?

Acompanhe o Poupança no Minuto para continuar a informar-se sobre as alterações fiscais, como funcionam e que passos deve seguir:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.