analytics
Desafios das empresas para 2025 impulsionados pela incerteza económica

Desafios das empresas para 2025 impulsionados pela incerteza económica

Estudo indica que a instabilidade económica, combinada com margens comerciais reduzidas e custos laborais elevados, figura entre os principais obstáculos que as empresas em Portugal enfrentarão no próximo ano. 

27 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Incerteza económica apontada como o maior desafio para as empresas em 2025 

A incerteza económica, margens comerciais reduzidas e os custos laborais elevados destacam-se como os maiores desafios que as empresas em Portugal enfrentam para o próximo ano, segundo um estudo divulgado pela Crédito y Caución e Iberinform, e partilhado pelo Notícias ao Minuto

De acordo com o estudo de Risco de Crédito, “50% do tecido produtivo nacional identifica o contexto geral de baixo crescimento económico como o principal entrave à atividade empresarial”. 

Outros desafios apontados pelos empresários incluem margens comerciais insuficientes (38%), custos laborais excessivos (36%), dificuldades em atrair clientes (31%), aumento da concorrência (26%) e carga burocrática elevada (25%)

Adicionalmente, mencionaram atrasos nos pagamentos (22%), custos de produção (17%), dificuldades no acesso a financiamento (16%) e barreiras legais (9%)

Impacto da inflação e taxas de juro 

O estudo revela que em 2024, 96% das empresas sentiram impactos da inflação nas suas operações. Entre as principais consequências estão: 

  • Redução das margens comerciais: 69% das empresas; 
  • Aumento dos custos laborais: 47%; 
  • Custos de fornecimento mais elevados: 46%; 
  • Diminuição nas vendas: 39%; 
  • Maior risco de crédito nos clientes: 34%; 
  • Perda de clientes: 11%. 

Quanto ao impacto das taxas de juro: 

  • 36% das empresas afirmaram que estas não terão influência no acesso a financiamento; 
  • 15% esperam um impacto alto; 
  • 21% preveem impacto moderado; 
  • 28% apontam um impacto reduzido. 

Este panorama destaca a complexidade do ambiente empresarial e os desafios financeiros e operacionais que deverão marcar o ano de 2025. 

Acompanhe a atualidade financeira com o Poupança no Minuto: Subscreva a nossa newsletter semanal e as nossas redes sociais: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.