analytics
Creches gratuitas: Como funciona o programa Creche Feliz?

Creches gratuitas: Como funciona o programa Creche Feliz?

O programa do Governo Creche Feliz que permite aceder à gratuitidade das creches desde 2022, foi agora alargado. Perceba como funciona.  

26 Jun 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como funciona o programa Creche Feliz para aceder a creches gratuitas? 

A medida do Governo português sobre as creches gratuitas está em vigor desde setembro de 2022, mas passou agora em 2024 a incluir unidades públicas geridas por autarquias, organizações do Ensino Superior e entidades como a Santa Casa da Misericórdia. 

O programa em causa é a Creche Feliz e, com o alargamento feito recentemente, mais crianças podem agora beneficiar deste apoio social. 

O objetivo deste programa é garantir o acesso gratuito às creches com uma parceria entre as redes público e privada. O intuito final será o acesso gratuito e universal das crianças dos 0 aos 3 anos até 2024, para integrar cerca de 100 mil crianças. 

A quem se aplica o programa Creche Feliz? 

Segundo a Segurança Social, o programa Creche Feliz aplica-se a crianças nascidas antes de 1 de setembro de 2021, abrangidas pelos 1.º e 2.º escalões de rendimentos da comparticipação familiar, nas creches da rede social e solidária. 

Além disso, também se aplica a todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 que frequentem as respostas sociais Creches, Creches Familiares, da rede solidária, e amas da Segurança Social e creches da rede lucrativa e rede pública que integrem a bolsa de creches aderentes. 

O que inclui o programa Creche Feliz? 

As famílias que acederem ao programa Creche Feliz vão ter direito à totalidade da comparticipação das famílias pela Segurança Social, nas seguintes despesas: 

  • Atividades e serviços habitualmente prestados pelas creches (nutrição, atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, entre outras); 
  • Alimentação, incluindo dietas especiais mediante prescrição médica; 
  • Processo de inscrição, renovação e seguros; 
  • Prolongamento de horário e extensão semanal. 

Note que não estão incluídas as despesas com atividades extra projeto pedagógico, de caráter facultativos, que as instituições queiram desenvolver onde as crianças estejam inscritas; a aquisição de fraldas, fardas e uniformes escolares; serviços de transporte e outros de natureza facultativa. 

Há prioridades no acesso às vagas do programa? 

De acordo com a informação disponibilizada com a Segurança Social, é tido em conta a avaliação social e económica da família. Mas existem os seguintes critérios de priorização: 

  • Crianças que frequentaram a creche no ano anterior; 
  • Crianças com deficiência/incapacidade; 
  • Crianças filhos de mães e pais estudantes menores, ou beneficiários de assistência pessoal no âmbito do Apoio à Vida Independente ou reconhecido como cuidador informal principal, ou crianças em situação de acolhimento ou em casa abrigo; 
  • Crianças com irmãos, que comprovadamente pertençam ao mesmo agregado familiar, que frequentam uma resposta desenvolvida pela mesma entidade; 
  • Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; 
  • Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social; 
  • Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas, cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; 
  • Crianças cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; 
  • Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social; 
  • Crianças cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social. 

Como consultar a oferta e pedir o apoio? 

Por forma a consultar a oferta disponível na rede de creches gratuitas e pedir o apoio da gratuitidade, pode descarregar a aplicação Creche Feliz que está disponível nos sistemas operativos IOS e Android. 

Na aplicação é possível pesquisar e encontrar a informação relativa às creches com vagas gratuitas disponível na sua área de residência ou local de trabalho. 

Também pode ter acesso à informação das creches, como os contactos e localização, para facilitar a procura. 

Se não existirem vagas gratuitas nas creches pretendidas, pode preencher um formulário de sinalização de interesse, igualmente disponível na aplicação. 

Precisa de reoganizar o seu orçamento para fazer face aos encargos da sua família? Se tiver créditos e/ou seguros, os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto podem encontrar soluções que o ajudem a baixar as prestações mensais que paga. Fale já connosco  para avaliarmos o seu caso:.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.