analytics
5 métodos para que possa poupar com os gastos de Natal

5 métodos para que possa poupar com os gastos de Natal

Estas 5 técnicas já provaram dar resultado no que toca a poupança. 

17 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

5 métodos que o vão ajudar a poupar nesta época natalícia

O Natal aproxima-se, e com ele vem a habitual tendência de gastar mais, especialmente em prendas para encher a árvore de Natal. Para minimizar o impacto financeiro destas celebrações nas famílias, é possível aplicar algumas técnicas de poupança que têm provado ser eficazes, desde que seguidas à risca. 

O 20 Minutos reuniu, e o Notícias ao Minuto partilhou, cinco métodos simples, mas eficazes para poupar nesta época festiva. Aqui ficam as sugestões: 

Método dos 30 dias 

Este método baseia-se na poupança progressiva de valores em euros ao longo do mês. Comece por poupar 1 euro no primeiro dia do mês, 2 euros no segundo dia, e assim sucessivamente até atingir os 30 euros no último dia. Nos meses de 30 dias, acumulará 465 euros, e nos de 31 dias, 496 euros. 

Método dos envelopes 

Organize as suas despesas com a ajuda de envelopes de cores distintas. Em cada envelope, coloque o montante destinado a uma categoria específica, como alimentação, contas ou lazer, ou divida-o por semanas. Só pode gastar o dinheiro destinado a cada envelope, ajudando a controlar os gastos de forma eficaz. 

Pré-poupança 

Logo no início do mês, assim que recebe o seu salário ou pensão, reserve uma parte do dinheiro para uma conta à ordem ou poupança à qual não tenha fácil acesso. Defina um objetivo de poupança realista, para garantir que o restante montante cobre as despesas essenciais. 

Método 50-30-20 

Divida o rendimento mensal em três categorias principais: 

  • 50% para despesas essenciais (como alimentação e habitação); 
  • 30% para despesas supérfluas (lazer e outros extras); 
  • 20% para poupanças futuras. 

Este método garante maior controlo financeiro e uma poupança consistente. 

Método dos 50 cêntimos 

Aplique este método poupando semanalmente em moedas de 50 cêntimos. Comece por colocar 50 cêntimos no mealheiro na primeira semana, 1 euro na segunda, 1,50 euros na terceira, e assim sucessivamente. No final de um ano, terá poupado 689 euros. 

Como dizia o escritor inglês Samuel Johnson: "O homem que sabe gastar e poupar é mais feliz, porque desfruta de ambos." Siga estas dicas para ter um Natal feliz sem descontrolar as suas finanças. 

🎄 Boas poupanças e um Feliz Natal! 

Siga já o Poupança no Minuto nas redes sociais para não perder nenhuma dica de poupança! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.