analytics
4 cuidados que deve ter ao levantar dinheiro

4 cuidados que deve ter ao levantar dinheiro

Há erros muito comuns que são cometidos ao levantar dinheiro! Preste atenção a quais.  

02 Jun 20252 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Atenção à “armadilha libanesa” e a outros 3 cuidados quando levanta dinheiro 

Mesmo com os pagamentos eletrónicos a crescer, o dinheiro físico está longe de se extinguir, pelo que é essencial adotarmos cuidados na necessidade de levantar dinheiro

Segundo o portal 20minutos, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, as pessoas mais velhas são, por norma, as “mais familiarizadas com os locais onde se levanta dinheiro e com a ação de manusear notas e moedas, já que geralmente preferem pagar em dinheiro físico”. 

O que levanta ainda mais a preocupação para adotar cuidados no momento de levantar dinheiro. 

Leia estes cuidados baseados em conselhos das autoridades policiais em Espanha:  

  • “Evitar levantar dinheiro à noite ou em locais solitários”;  
  • “Estar acompanhado”; 
  • “Esconder o teclado ao digitar o código”;  
  • “Não aceitar ajuda de desconhecidos”.  

“E este pode ser precisamente o erro que muitos cometem: aceitar ajuda. Por isso, se o multibanco apresentar algum erro estranho ou se o seu cartão for retido sem qualquer motivo aparente, o melhor é não aceitar ajuda, por mais simpático que alguém pareça ser”, pode ler-se na notícia.  

O portal explica que esta ajuda é mais conhecida por “armadilha libanesa”, o que irá levar ao roubo do cartão mais tarde. 

Esta é uma “técnica em que é colocada uma moeda falsa ou uma tira adesiva muito fina dentro da ranhura onde é inserido o cartão. Depois, quando o utilizador coloca o cartão, este fica preso. É nesta altura que aparece alguém a oferecer ajuda e a tentar que revele o seu PIN. Quando estiver distraído, removerá a armadilha e com o seu cartão e fugirá com o seu PIN”, explica a notícia que cita o 20minutos. 

O método libanês é uma estratégia que adquiriu este nome pois iniciou-se naquele país, tendo depois se espalhado por todo o mundo. 

Fique atento a mais dicas semelhantes com o Poupança no Minuto:

    Newsletter

    Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



    Simuladores
    Eleito Produto do Ano 2025
    Poupança no minuto

    Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

    Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


    Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.