Como avançar com a proposta de compra de uma casa?

Como avançar com a proposta de compra de uma casa?

Para as várias etapas do processo de compra de casa, é importante informarmo-nos previamente, de forma que consigamos garantir que adquirimos o imóvel certo. Como é o caso do momento em que se faz a proposta do valor que queremos dar pela casa escolhida. Como decidir que valor propor? E como avançar com a proposta? Saiba neste artigo. 

20 Oct 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Está ou vai entrar neste processo? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto para encontrar o seu imóvel de sonho, e a intermediária de crédito Poupança no Minuto se necessitar de financiamento. Para perceber como funciona esta etapa, continue a ler em seguida. 

Recorrer a uma agência imobiliária pode ajudar a garantir o imóvel 

No mercado imobiliário atual, em que a escassez de imóveis para compra e venda é muita, a procura da casa ideal pode ser desafiante. Mesmo quando encontramos a que sentimos ser a nossa casa, o momento em que avançamos com uma proposta pode ser crítico.  

Por existirem, muitas vezes, “7 cães a um osso”, é essencial sermos rápidos e eficazes. Nesse sentido, devemos fazer a proposta certa e previamente informada! É por isso que muitos recorrem a uma agência imobiliária neste processo, para acesso a agentes experientes no mercado, que realizem uma mediação entre partes e representação tanto do comprador como do vendedor. 

Então, será mais fácil fazer a proposta certa e coerente caso recorra a uma agência imobiliária experiente, para conseguir garantir que fica com o imóvel. 

E falando sobre a melhor proposta e que prevaleça sobre as propostas dos outros interessados, não significa que seja a proposta mais alta a nível monetário. Mas sim, a proposta mais realista, que vá ao encontro das expectativas do vendedor, e que permita avançar com o processo no menor espaço de tempo.  

Para isso, com o conhecimento de um agente imobiliário ao lado consegue conhecer melhor o valor realista, perante o mercado, os outros imóveis à venda na zona, a tipologia e características deste imóvel, é mais fácil chegar ao valor que quer avançar de proposta para a casa. 

Necessita da ajuda de uma agência imobiliária? A Casa no Minuto pode ajudá-lo ao longo de todo o processo, para que não deixe fugir a sua casa ideal. Contacte os serviços dos agentes imobiliários e tenha acesso a um procedimento sem desafios, até ter a chave de casa na sua mão. 

Como fazer a proposta, por passos? 

  1. Reunir a informação 

O primeiro passo é então reunir toda a informação sobre o mercado, zona e imóvel em vista. Isto para que possa chegar a um valor justo a propor, caso não concorde com o valor de venda. 

O ideal é chegar a uma proposta realista, que aumente as suas possibilidades de avançar com a compra do imóvel. 

  1. Contactar o agente imobiliário do vendedor 

O segundo passo é apresentar ao agente imobiliário, ou ao próprio vendedor, a proposta de valor que pretende dar pela compra da casa, com abertura para negociação

Esta fase é importante pois o mediador imobiliário que está a representar o atual proprietário, ou o próprio vendedor, pode ajudá-lo a compreender expectativas. Ou seja, tente perceber até que valor o proprietário está disposto a ir e qual o caminho mais provável a seguir para que o mesmo aceite a sua proposta.  

  1. Avançar para o CPCV 

Ao fazer a proposta, a mesma deve ficar por escrito, idealmente por e-mail, bem a resposta de aceitação ou não do valor proposto. 

Se o proprietário aceitar a sua proposta, deve seguir-se para o Contrato Promessa Compra e Venda (CPCV). Este documento legal realiza-se de modo a salvaguardar os direitos e deveres do vendedor e do comprador. 

O objetivo deste contrato é que o comprador se comprometa a comprar o imóvel em causa, e o vendedor se comprometa a vender o imóvel ao mesmo, sendo assinado por ambas as partes

Neste momento, por norma, é pago um valor de sinal para celebrar o contrato. Nos casos em que se recorra a crédito habitação, pode corresponder à entrada que o comprador tem de dar, face ao valor que o banco empresta. 

Encontra-se neste processo? Os agentes imobiliários da Casa no Minuto podem guiá-lo ao longo de todo o processo, para que não se preocupe com dúvidas ou burocracias. E se precisa ainda de ajuda com o seu crédito habitação, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto estão disponíveis para o auxiliar, sem custos. Poupe tempo, dinheiro e poupe-se a chatices! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores