Taxa de juro média dos novos créditos desce para 4,03% em janeiro

Taxa de juro média dos novos créditos desce para 4,03% em janeiro

A taxa de juro média de novos contratos de créditos diminuiu de dezembro para janeiro, refletindo o abrandamento das taxas de juro diretoras. Perceba o que está em causa, em seguida. 

20 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se está à procura de um financiamento com uma taxa de juro baixa, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem guiá-lo a encontrar! Contacte-nos já, ou leia antes os números atuais em questão. 

Juro médio de novos empréstimos abrandou de dezembro para janeiro 

A taxa de juro média das novas operações em crédito habitação em janeiro desceu para 4,03%. Sendo que tinha ficado em 4,12% no mês de dezembro de 2023. 

De acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), citados pelo Notícias ao Minuto, “por tipo de negociação, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação diminuiu 0,18 pontos percentuais para 3,81% em janeiro de 2024”.  

“Foi o terceiro mês consecutivo em que se registou uma diminuição desta taxa. A taxa de juro média dos contratos renegociados manteve-se em 4,39%”, lê-se ainda na notícia. 

O que perfez um total de 2.555 milhões de euros em novas operações de empréstimos aos particulares, no mês de janeiro – menos 45 milhões do que em dezembro de 2023. 

Por tipo de negociação, o valor de novos empréstimos a particulares diminuiu 140 milhões de euros no mesmo mês, contabilizando 1.787 milhões de euros. 

“Esta redução observou-se nas finalidades de habitação (-141 milhões de euros, para 1185 milhões de euros) e nos outros fins (-46 milhões de euros, para 162 milhões). Já os novos empréstimos ao consumo cresceram 46 milhões de euros, para 440 milhões de euros”, pode ler-se no site de informação. 

Quanto às renegociações de crédito, o aumento verificou-se em 95 milhões de euros relativamente a dezembro de 2023, o que totaliza 768 milhões de euros em janeiro de 2024. O foco foi nas renegociações de crédito habitação, sendo que estas representam 716 milhões de euros. 

Contratar crédito, renegociar ou transferir? Fale connosco! 

Quer contratar um crédito, renegociar as condições de um financiamento atual ou transferir de um banco para outro? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem apoiá-lo em qualquer um destes processos. 

O nosso serviço de intermediação não tem custos e pode ajudá-lo a encontrar a melhor proposta de financiamento seja na contratação, renegociação ou transferência. Acedendo às taxas de juro mais baixas do mercado, pode conseguir poupar mensalmente (e significativamente). 

Contacte-nos e descubra como garantir um maior equilíbrio no seu orçamento mensal, mesmo com um crédito nos seus encargos! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação