De que preciso para fazer uma simulação de crédito habitação?

De que preciso para fazer uma simulação de crédito habitação?

Para pedir uma simulação de crédito habitação é necessário fornecer algumas informações, para perceber quanto poderá ficar a pagar. Estas simulações são indicativas, mas podem ajudar a que avalie se é viável avançar com um pedido de crédito habitação aos

10 Aug 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Se procura avançar com uma simulação de crédito habitação, contacte já os intermediários de crédito Poupança no Minuto. Os agentes ajudam-no com todas as dúvidas, papelada e burocracia. Mas para saber previamente aquilo de que necessita para a simulação, continue a leitura do artigo. 

Então, para realizar uma simulação de crédito habitação, precisa de partilhar as seguintes informações: 

  • Finalidade do imóvel 

Uma das informações que tem de indicar para proceder com uma simulação de crédito habitação online é a finalidade que vai dar ao imóvel que quer adquirir.  

Isto porque existem três finalidades diferentes e, dependendo da finalidade o crédito habitação pode ter condições distintas. 

Um imóvel pode ter como finalidade ser para habitação própria permanente, habitação própria secundária ou habitação para investimento.  

A habitação própria permanente implica que os proprietários e respetivo agregado familiar viva de forma permanente no imóvel, habitando por um longo período de tempo. Esta deve destinar-se a ser a residência oficial dos titulares do crédito. 

A habitação própria secundária significa que os proprietários utilizem o imóvel de forma ocasional, excetuando arrendamento. Por norma, é utilizada como casa de férias. 

E a habitação para investimento é adquirida como forma de colocar no mercado de arrendamento, seja longa, curta duração ou alojamento local. Serve como fonte de rendimento extra, apesar de as condições do crédito poderem ser menos vantajosas como no caso da primeira habitação. 

  • Intervalo de valores disponível 

Depois, necessita de indicar qual o intervalo de valores que tem disponível para dar pelo imóvel, indicando o teto mínimo e o teto máximo. 

Neste campo, tenha em consideração que os bancos só emprestam até 90% do valor do imóvel em caso de habitação própria permanente, e 80% em habitação própria secundária. 

Por exemplo, se o valor do imóvel for 150 mil euros, para habitação própria permanente, o banco só vai emprestar 135 mil euros, tendo de dar à cabeça 15 mil euros. 

Por isso, avalie o valor que tem disponível em capitais próprios, para determinar qual o valor máximo que o imóvel a comprar pode ter. 

  • Titulares: idades, rendimentos e despesas 

Também precisa de indicar quantos titulares vão ser mutuários do crédito, pois fará diferença na avaliação da capacidade financeira. Quantos mais titulares tiver o crédito, mais rendimentos existem para cumprir com as prestações mensais. O risco de incumprimento é menor, pelo que também será a taxa de esforço.  

Ainda deve referir as idades dos titulares, para análise do prazo do contrato. Uma vez que foram impostos limites aos prazos dos contratos mediante as idades, pelo Banco de Portugal, é importante saber até onde é possível esticar a maturidade do crédito

Note que, quando é mais do que um titular, a idade que conta para efeitos de limite máximo do prazo, é a do titular mais velho. 

E precisa ainda de ter informação aproximada sobre os rendimentos líquidos médios dos propostos a titulares, encargos mensais atuais com outros empréstimos, bem como despesas regulares mensais. 

  • Prazo do contrato que pretende 

Por fim, deve indicar qual o prazo do crédito que pretende contratar. Quanto maior for o prazo, mais baixa vai ser a prestação mensal a pagar, mas mais juros pagará. 

Mas repare nos limites impostos aos prazos dos créditos: se tiver até 30 anos de idade, pode contratar um prazo máximo de 40 anos, entre 30 e 35 anos de idade, um prazo máximo de 37 anos, e maiores de 35 anos de idade, um prazo máximo de 35 anos. 

Idade  | Prazo máximo 
Até 30 anos   | 40 anos  
Entre 30 e 35 anos  | 37 anos 
Mais de 35 anos  | 35 anos 

Se está a ponderar a contratação de um crédito habitação, e com uma simulação determinar que é viável avançar, pode sempre recorrer aos serviços de um intermediário de crédito. Os agentes Poupança no Minuto disponibilizam intermediação gratuita, tratando de toda a papelada com os bancos e respondendo a todas as suas dúvidas. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação