Crédito habitação com taxa variável? Saiba se a sua prestação desce em fevereiro

Crédito habitação com taxa variável? Saiba se a sua prestação desce em fevereiro

Se tem um crédito habitação com o regime de taxa de juro variável, indexado à Euribor a três ou seis meses, é oficial: verá a sua prestação mensal baixar ligeiramente em fevereiro. Perceba os valores em causa. 

07 Feb 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer ver a sua prestação mensal baixar ainda mais? Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem encontrar soluções que terão um impacto mais imediato na sua carteira! Contacte-nos já, ou perceba antes se está incluído nas descidas de fevereiro. 

Prestações com Euribor a três e seis meses baixam em fevereiro 

Com a descida de algumas taxas Euribor – nos prazos três e a seis meses – há quem verá a sua prestação da casa descer já este mês de fevereiro

Os mutuários de crédito habitação a taxa variável indexado à Euribor a três e a seis meses, com a revisão agendada para fevereiro, vão sentir uma ligeira descida no valor mensal que pagam pelo financiamento. 

Quanto ao prazo de 12 meses da Euribor, este verá ainda uma subida, ao contrário das descidas dos outros prazos. 

Segundo simulações da DECO PROteste, divulgadas pelo Notícias ao Minuto, as variações em causa assentam em poucos euros mensais.  

Considerando um crédito habitação com 150 mil euros de valor em dívida, prazo de reembolso de 30 anos e um spread de 1%, e as médias da Euribor em Janeiro, mediante os prazos, este será o impacto nas prestações

  • Euribor a 6 meses de 3,892% - 795,36 euros (face aos 799,92 euros revistos em agosto de 2023); 
  • Euribor a 3 meses de 3,925% - 798,37 euros (face aos 802,30 euros revistos a novembro de 2023); 
  • Euribor a 12 meses de 3,609% - 769,77 euros (face aos 745,57 euros revistos em fevereiro de 2023). 

BCE mantém taxas inalteradas. Previsão de descida só no verão 

Na última reunião monetária, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro inalteradas pela terceira vez consecutiva, depois de um ciclo de subidas. Segundo Christine Lagarde, a líder do BCE, a possibilidade de as taxas de juro voltarem a descer está prevista para o verão de 2024. 

Por isso, se quiser ver a sua prestação mensal do crédito habitação mais rapidamente e com um maior impacto, pondere outras opções por enquanto. 

Sabia que pode transferir o seu crédito habitação para um novo banco, com condições mais vantajosas para si? Existem bancos a promover campanhas de taxas mistas a 2,50%, se fixar a taxa ao longo de um ano. O que contrasta com os valores perto de 4% das taxas Euribor. Isto teria um grande impacto na sua prestação mensal e no custo total do crédito, poupando uma grande quantia. 

Se ficou interessado nesta opção, fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto, para que possa simular o seu caso nos diferentes bancos, e apresentar-lhe as diferentes propostas. A partir daí, o agente ajuda-o a escolher a melhor proposta para si, consoante valores, necessidades e preferências. Tudo isto através de um serviço gratuito! Contacte-nos diretamente ou simule aqui. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação