analytics
Seguradoras alertam para a necessidade de seguro que cubra risco sísmico em Portugal

Seguradoras alertam para a necessidade de seguro que cubra risco sísmico em Portugal

Com a mais recente ocorrência do sismo em Portugal, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) alerta para a necessidade de ter a cobertura de fenómenos sísmicos no seguro mutlirriscos habitação. Perceba melhor em seguida. 

29 Aug 20242 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

APS alerta para que “parque habitacional seguro tenha o mínimo de proteção contra este tipo de eventos” 

Na sequência do sismo da madrugada de dia 26 de agosto em Portugal, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) comunicou a sua preocupação face à necessidade deste sistema de proteção em Portugal.  

Segundo o que se pode ler no Notícias ao Minuto, a APS enfatiza que não está em causa “uma mera incerteza, mas sim um verdadeiro risco, de ocorrência certa, em momento incerto”. 

Os dados da associação demonstram que, atualmente, são apenas 19% as habitações do país com um seguro a cobrir o risco sísmico, uma vez que 47% não têm sequer seguro contratado, e 34% apenas têm seguro de incêndio ou multirriscos, sem a cobertura de fenómenos sísmicos. 

Ainda há “um enorme caminho a percorrer para que o parque habitacional seguro tenha o mínimo de proteção contra este tipo de eventos”, lê-se da APS na notícia. 

Mesmo que o sismo sentido na madrugada de dia 26 não tenha originado danos, a APS relembra do sismo de 1755 que arrasou parte da cidade de Lisboa e outras zonas do país, o que deve alertar quem mora numa zona sísmica

“O setor segurador, com a experiência que tem na gestão deste tipo de eventos, fruto do seu modelo de operação assente na mutualização e partilha de riscos e perdas a nível mundial, está disponível para dar o seu contributo, e já por diversas vezes apresentou ao Governo e ao parlamento uma solução possível de proteção de pessoas e habitações”, pode ler-se ainda a explicação. 

Pelo que, a associação espera agora que o sismo ocorrido acelere a decisão de criação de um mecanismo que possa ajudar os cidadãos a enfrentar e mitigar os danos que um sismo de maior intensidade possa causar em Portugal. 

Quer contratar um seguro multirriscos habitação ou adicionar a cobertura de risco sísmico ao seu? Contacte já um mediador de seguros do Poupança no Minuto, que trata de todo o processo de contratação ou renegociação por si, sem qualquer custo! Invista já na proteção da sua casa e poupe-se a eventuais preocupações futuras. Deixe connosco:

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.