analytics
Taxa de inflação em Portugal volta a aumentar no mês de maio

Taxa de inflação em Portugal volta a aumentar no mês de maio

É oficial: a taxa de inflação em Portugal aumentou em maio para 3,1%. Perceba todas as variações, em seguida. 

18 Jun 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Inflação em Portugal aumenta para 3,1% em maio 

A taxa de inflação em Portugal, no mês de maio, voltou a aumentar comparativamente a abril. O aumento foi de 0,9 pontos percentuais (p.p.), passando agora para 3,1%

Segundo se pode ler no Notícias ao Minuto, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que “esta aceleração resulta essencialmente do efeito de base associado à redução mensal de preços registada em maio de 2023 (-0,7%), no seguimento da isenção de IVA num conjunto de bens alimentares, e, em menor grau, da aceleração de preços dos hotéis”. 

Além disso, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) teve uma variação de 2,7%, tendo sido 2,0% em abril. 

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos registou-se em 7,8%, menos 0,1 p.p. quanto ao mês precedente, e o índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou para 2,5%, sendo que se registou neste uma variação nula em abril. 

Depois, a variação mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,2%, tendo sido 0,5% no mês anterior e –0,7% no mesmo período do ano passado. Quanto à variação média dos últimos doze meses foi de 2,6% - valor idêntico ao de abril. 

“O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 3,8%, valor superior em 1,5 p.p. ao registado no mês anterior e superior em 1,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em abril, a taxa em Portugal tinha sido inferior à da área do Euro em 0,1 p.p.). Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 3,6% em maio (2,1% em abril), superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 2,9%)”, pode ler-se ainda na notícia. 

O IHPC mensal, contudo, registou uma variação mensal de 1,0%, valor mais baixo que no mês anterior (1,1% em abril e –0,4% em maio de 2023), bem como uma variação média dos últimos 12 meses de 3,3% (3,5% no mês precedente). 

Se precisa de reorganizar o orçamento para fazer face às suas despesas, conte com a ajuda do Poupança no Minuto para encontrar soluções financeiras e começar a poupar com os seus créditos e seguros! Entre já em contacto connosco, sem qualquer custo, para avaliarmos o seu caso específico:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.